16/08/2011

Aniversário de motorista de autocarro



Amai os outros como a vós mesmos. Fazei aos outros o que desejais que vos façam.

4 comentários:

Celle disse...

João,sentir consideração pelas pessoas mais simples, humildes, batalhadoras, engrandece quem demonstra e deixa feliz o homenageado. Isto é solidariedade, fraternidade, como disse: amor ao próximo. Vivência rara hoje em dia!
Belo gesto!
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Como tem reparado, é a essas pessoas que dedico a maior atenção, sempre que nelas encontro valor na simplicidade e na seriedade ao cumprirem com rigor e perfeição as suas tarefas. Quem sou? para não lhes reconhecer o valor que têm? Aprecio muito a perfeição no desempenho, principalmente quando se trata de pessoas simples e sem luxos nem ostentação.
Aos que se atiram para os meus olhos com arrogância de poderosos, critico a vaidade e a jactância e exijo comedimento e sensatez, principalmente se são pessoas pagas com o dinheiro dos meus impostos e se têm o dever de servir os cidadãos e não de os explorar.
Acho que a SIMPLICIDADE com honra é um valor a cortejar.

Beijos
João

Celle disse...

João, sensibilizam -me suas palavras. Sempre ensinei: "o que faz a diferença é o jeito como se olha o semelhante". Ando convencida de que a simplicidade são os óculos ideais para uma visão mais acertada das pessoas. Existe sim, quem nunca lança um olhar complicado sobre os humildes. Havendo simplicidade em quem olha, naturalmente,se torna simples, aquele que é olhado.
Quanta coisa seria outra, caso a simplicidade crescesse pelas ruas, do mesmo jeito que cresce a tiririca nos quintais!
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

A simplicidade tem como companheira a humildade, isto é a ausência de arrogância, de vaidade e de ostentação. Ninguém deve considerar-se dono absoluto e único da verdade, mas sim ter dúvidas e incertezas e procurar melhorar o conhecimento, através dos contactos com os outros, com a realidade, com a documentação.
Sinto-me sempre desconfortável quando deparo com os «sábios» que afirmam coisas que nem sabem bem o que são, que decidem de ânimo leve coisas que vão afectar um País ou o mundo.
A simplicidade começa pelo desejo de se conhecer a si próprio, e de reduzir os pontos fracos e aumentar o que é bom o saber, o respeito pelos outros, a perfeição do seu desempenho, etc. O motorista do post deve ser um profissional muito perfeito e muito humano ao ponto de todos os admirarem e respeitarem.

Beijos
João