29/08/2011

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO



foto da net

 "Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, para cada egoísta, há um líder dedicado.


Ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada.


Ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso.


Faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.


Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.


Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.


Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.


Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.


Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.

Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens. Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor.“
                                                  Abraham Lincoln, 1830
 Música: Andre Rieu - Amazing Grace Formatação: maricarusocunha@pranos.com.br www.pranos.com.br

4 comentários:

Eva Gonçalves disse...

Excelente! Pedir, não custava...

Celle disse...

Cara Eva, obrigada pela visita e comentário.
Sentí nesse texto uma demonstração da preocupação de um pai pela educação e formação do filho, chegada a hora do mesmo sair para o mundo, ao entrar na escola.Sugerindo ao mestre as ações a serem tomadas alertava-o de que estaria atento e queria o filho transformado num verdadeiro Homem,e assim complementar e aperfeiçoar as lições que fazia questão que o filho absorvesse.
Obrigada Eva, volte sempre...
Celle

Luis disse...

Querida Amiga Celle,
Era bom que este exemplo fosse seguido pelos Pais actualmente! Mas o que acontece é o contrário onde o "facilitismo" é moeda corrente...
Por isso temos "inginheiros" e "doutores da mula russa", uns iletrados que começam já a ter responsabilidades na sociedade sem estarem preparados para tal!
Um beijinho muito amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Amigas Eva e Celle e caro Luís,

Um pai consciente só pode fazer pedidos como estes ao professor. Presentemente, não deve haver muitos exemplos como este, mas não perco as esperanças de que dentro em pouco (provavelmente dentro do actual século), as qualidades da humanidades serão alteradas para melhor, e recuperados valores morais que eram considerados insubstituíveis. O mundo vai melhorar, mas nada muda por efeito de uma varinha mágica: é exigida uma acção persistente e sem hesitações.

Cumprimentos
João