Na economia de mercado, os preços resultam da lei da oferta e da procura, o que dá ao consumidor um papel importante nos aumentos ou reduções dos preços dos produtos de maior consumo. Mesmo quando funciona a especulação, ela utiliza esta lei, criando situações de oferta ou procura, menos realistas mas cuja aparência tem de ser credível aos olhos do mercado.
O petróleo aumentou devido a notícias que embora em parte reais foram artificialmente orquestradas e ampliadas para fins de especulação. Os consumidores reagiram racionalmente reduzindo os consumos, através de maior racionalidade na utilização da energia e no aproveitamento e desenvolvimento de energias alternativas. Os produtores e distribuidores de produtos derivados o petróleo sentiram a redução do consumo e, segundo a lei da oferta e da procura, não tardaram a baixar o preço do petróleo (ver aqui).
Convém não esquecer esta lição e aplicá-la a cada passo da nossa vida de consumidores. O consumidor, o cliente, tem muita força da vida económica, escolhendo os produtos que mais lhe interessam em qualidade e preço, no fornecedor menos explorador e mais eficiente, adaptando os seus hábitos de consumo conforme a conjuntura de modo a defender o seu poder de compra e dando o devido valor ao seu dinheiro.
Isto resulta mesmo com o império do petróleo!
7 comentários:
Claro que sim!
O consumidor avisado, consciente, que não se deixe facilmente embarretar pela publicidade, tem muita força.
Vamos a isso!
Bom fim de semana
Caro Vieira Calado,
Esta norma na economia, é aplicável a muitas situações. A qualidade do produto ou dos serviços deve ser motivo para o cliente trocar de fornecedor. A «brincadeira» que o Internet Explorer fez na sexta e sábado passados tem levado muitos internautas a instalarem o MOZILLA FIREFOX e deixarem de utilizar o Internet Explorer. Não foi uma avaria, porque alguns blogs estavam acessíveis. Isso acontecia a dois dos sete em que colaboro. Portanto, mais de 70% estiveram bloqueados.
Abraço
João
Inicialmente, te parabenizo pela iniciativa, Mariazita. É mais do que necessário que não excluamos as pessoas mais experientes do mercado de trabalho. A publicidade sempre nos quer passar a imagem pasteurizada de um país eternamente jovem, tolo, estou contigo, amiga! Obrigada pelo convite!Ótima semana!!!
A lei da oferta e da procura só funciona com eficácia quando encontramos consciência social bem afinada. Se não for assim os especuladores aproveitam e aproveitam mesmo.
Cadinho RoCo
E, também, como há o prenúncio de guerra contra o Irão é imperativo baixar o preço do petróleo. Seria temerário iniciar uma guerra com o barril a 200 dólares.
O consumidor será sempre cego. Nada conta na equação. As empresas de publicidade encarregam-se dele.
Raciocínio correcto, tirando um ou outro produto, como os diamantes, sobre os quais existe a ideia de ser um bem mais raro do que é na realidade. E assim sendo, os preços sãofixados artificialmente.
Caros Amigos, Vanuza, Cadinho roto, Taxi Pluvioso, Rafeiro perfumado,
A lei da oferta e da procura é própria das economias livres e dos produtos de consumo. Os diamantes, enquanto houver quem os compre não baixarão de preço. Mas se deixa de haver compradores eles baixarão o preço até se limitarem a cobrir os custos de produção de distribuição. É certo que a pressão da oferta e da procura pode ser influenciada por acções de marketing especulação, etc., mas ela está sempre presente, na sua essência.
Cumprimentos
A. João Soares
Enviar um comentário