16/08/2008

Oração e lição de vida

Transcrição do texto de um PPS recebido por e-mail. Aplicável a qualquer religião .

Prece Árabe

Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus!
Se me deres a fortuna, não me tires a felicidade;
se me deres a força, não me tires a sensatez;
se me for dado prosperar, não permitas que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não enxergar a traição dos adversários,nem acusá-los com maior severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória quando bem sucedido e nem desesperado quando sentir o insucesso.

Lembra-me que a experiência de um fracasso poderá proporcionar um progresso maior.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

E finalmente Senhor, se eu Te esquecer rogo-te, mesmo assim, nunca Te esqueças de mim!

Traduzido do árabe por Seme Draibe, editado por Mari Caruso Cunha

10 comentários:

Pena disse...

Admirável Amiga:

Um conjunto de circunstâncias visíveis e só possíveis na beleza e pureza do seu Ser Enorme.
Reflecti. Pensei e adorei.
Deve ser uma pessoa fantástica e talentosa.
Bj amigos de fascínio e encanto.
Com estima, respeito e imensa consideração.
Sempre a apreciar o que faz carinhosamente

pena

Ana Maria disse...

Um bom texto para refletir hoje.
Obrigada amiga pela sua amizade.
Beijos.

A. João Soares disse...

Pena,
Fico sem saber se este seu comentário se destina à nossa amiga Mariazita, mas ela saberá quando regressar de férias.
Se adorou este post, fico satisfeito pela minha decisão de o trazer para aqui, colocando-o à reflexão dos visitantes.
Cumprimentos
João

A. João Soares disse...

Ana Maria,
Reporto-me ao comentário anterior, não sendo necessário repeti-lo.

Cumprimentos
João

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Belíssimo texto.
me deixou a pensar...
marthacorreaonline.blogspot.com

A. João Soares disse...

Cara Martha,
É bom encontrarmos pequenos textos que estimulem a pensar um pouco em coisas sérias da vida.
Viver não é fechar os olhos e deixar as coisas andarem por si. Em cada momento temos que pomar pequenas decisões que preparam a felicidade de amanhã. A pior decisão é não decidir!
Beijos
João

Pena disse...

Amigo João Soares:
Peço imensa desculpa.
Não tinha reparado no autor do Post.
Ficará como está: retirando o "Bj amigos" e colocando "Abraço amigo pelo fascínio e talento".
E, "carinhosamente" por "admiravelmente".
DESCULPE. O meu erro é imperdoável.
Raramente acontece, amigo genial e brilhante.
Abraço de incredulidade por tanto talento.
Sempre a admirá-lo

pena

DESCULPE!

A. João Soares disse...

Caro Pena,
Uma ligeira distracção não justifica tão veementes pedidos de desculpa!
Quem nunca se enganou atire a primeira pedra!
Muito obrigado pelas suas palavras, que pecam por exageradas.
Um abraço de amizade
João

Adelaide disse...

Uma oração Árabe, cheia de profundidade e verdade em cada frase. Li-a com toda a atenção, com o coração feliz e cheio de esperança porque, uma prece Árabe não vem ao nosso encontro com facilidade. Tenho vindo a sentir que uma pequena mudança, no campo religioso, se está verificando. Os jovens andam mais atentos, talvez porque pensem que o mundo que se aproxima será o seu mundo e, sendo assim, sentem, provavelmente, que se torna imperativo melhorá-lo com a devida antecedência. Tenho visto jovens em locais de culto de mãos postas e de olhos fechados conversando com Deus, cheios de fé. Uma postura assim, tomada por um jovem, para mim, é algo de sublime.
Obrigada, querido amigo João, pelo momento belo que me proporcionou.

Abraço
Milai

A. João Soares disse...

Querida Milai,
É sempre um grande prazer ter um comentário seu.
Também tenho muita esperança na capacidade dos jovens para construírem o mundo que será deles e que herdaram em muito mau estado.
Cabe à geração dos actuais jovens mudarem o mundo, mas para isso, é preciso uma séria preparação a fim de evitarem cair nos erros das gerações anteriores e actual.
Portugal teve três revoluções no século passado e todas tiveram graves inconvenientes, principalmente a última de que ainda não se recuperou. Há cicatrizes demasiado profundas que estão a causar efeitos nefastos em todos os sectores desde a Educação à Justiça, e englobando os relacionamentos sociais.
Volte mais vezes querida Milai
Beijos
João