04/05/2012

EQUILÍBRIO ESTÁVEL





Equilíbrio


Para sentir-me pleno, tenho que ser estável.

Para ser estável, é necessário equilíbrio.

O equilíbrio entre:

Ser alegre, e não inconveniente.

Ser sincero, e não machucar.

Ser firme nas idéias, e não arrogante.

Ser humilde, e não submisso.

Ser rápido, e não impreciso.

Ser contente, e não complacente.

Ser despreocupado, e não descuidado.

Ser amoroso, e não pegajoso.

Ser pacífico, e não passivo.

Ser disciplinado, e não rígido.

Ser comunicativo, e não exagerado.

Ser obediente, e não cego.

Ser doce, e não melado.

Ser moldável, e não tolo.

Ser introspectivo, e não enclausurado.

Ser determinado, e não teimoso.

Ser corajoso, e não agressivo.

SER FELIZ...


É TÃO FÁCIL SER FELIZ.
BASTA TER EQUILIBRIO.

5 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Sem dúvida que o equilíbrio é essencial. O ditado diz que «no meio está a virtude». Nem sempre é fácil ser equilibrado, pelo que tem que haver a preocupação constante para não sair do «bom tom». O equilibrista não pode distrair-se um momento.

Como a humanidade viveria se cada um procurasse ser equilibrado em cada momento da vida!!! Sugiro que façamos tudo o que for possível para estarmos em equilíbrio, mas com bom senso e racionalidade, porque sem desequilíbrio não há movimento, não há evolução.

Beijos
João

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
O Equilíbrio deve ser algo que devemos cultivar para que haja um Mundo melhor. Discordo que para haver movimento deve haver desequilíbrio! Qualquer movimento que não seja equilibrado destina-se a uma queda sem que daí venha a resultar qualquer benefício!
saudações amigas e solidárias.

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

Discordo totalmente. Sem desequilíbrio não há movimento. Para andares tens que levantar um pé, desequilibrares-te para a frente e depois para não caíres colocar o pé levantado um pouco mais à frente.
A roda equilibrada fica parada.
O que é perigoso é o desequilíbrio sem controlo, sem a força que o contenha dentro dos limites desejados.
A água do ribeiro está permanentemente em desequilíbrio e, quando a obrigam a entrar em equilíbrio torna-se num pântano podre e fétido. É a sua morte.

Um abraço
João

Celle disse...

João e Luis - que são as palavras equilíbrio e desequilíbrio se não expressões usadas para se estabelecer julgamento do nosso comportamento.
Ambos são importantes para nosso crescimento.
A linha que separa o equílibrio do desequilíbrio chama-se "Consciência" significa sair da gangorra do “desejo de ser e o medo de ser", "desejo de amar e medo de sofrer”.
Cada qual escolha a sua reconhecendo que tudo é simplesmente relativo...
beijinhos
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Parece que se assustou com o facto de eu ter picado a discussão acerca da palavra equilíbrio!!!

Estou inteiramente de acordo consigo e com o Luís em que uma pessoa tem que ser sensata, comedida, serena, evitando excessos emotivos e não se desviando muito de uma conduta racional que vise a finalidade sublime que pretende atingir, aquilo que costuma referir-se como a linha estratégica. Esse equilíbrio é louvável e indispensável.

O que eu quis foi alertar para o perigo de muita gente teimar em lutar contra qualquer mudança por mínima que seja. A vida é feita de mudança e não devemos bater com a cabeça em obstáculos. Costumo referir um modelo de comportamento que acho admirável - a água do ribeiro. Esta tem a estratégia de correr sempre para o ponto mais baixo e nunca sai desse método, evita os obstáculos, contornando-os, e se os não pode contornar, espera, guarda força e passa por cima, até chegar à foz ou morrer num pântano ou lago por já não ser possível continuar. Na generalidade dos casos, não há montanha que a detenha.

O maior rio que nasce em Portugal, Mondego, ao nascer corre para Norte, depois inflecte para Leste e dá a volta para a sua viagem geral, em direcção ao Oeste, o mar.

Perto dele nasce o Zêzere, afluente do Tejo, cujo início de percurso é feito para Norte e depois faz a grande parte da viagem para Sul.

A água corrente dá exemplo de equilíbrio, de estabilidade na sua forma de progredir, sempre a descer, embora passe a vida em permanente mudança, conforme as condições que lhe são impostas.
Parar é morrer. A vida é mudança. Mas com equilíbrio.

Abraço ao Luís e beijos para a Celle
João