16/05/2012

A UNESCO, a suspensão da Barragem do Tua e a vergonha dos lacaios de Mexia

Em Dezembro de 2011, aquando da divulgação do relatório do ICOMOS que o Aventar traduziu,pedi à UNESCO que retirasse ao Douro a classificação de Património da Humanidade. Fi-lo através de um post e de centenas de mails enviados aos principais dirigentes da i
nstituição (em particular do Comité do Património Mundial) e do ICOMOS. Com vários deles, como Irina Bokova, directora-geral da UNESCO, ou Gustavo Aaroz, presidente do ICOMOS, estabeleci contactos no Facebook. Das várias respostas que obtive, houve uma que me sensibilizou particularmente, a do Presidente do ICOMOS/Áustria, Wilfried Lipp, que através de mail confessou que «It is a shame that this obviously so beautiful valley is going to be destroyed» e que «if the outcome really will be as illustrated in the virtual depiction, the site would not merit being on the WH list anymore.» Não me arrependo de ter pedido a desclassificação do Douro. Fi-lo conscientemente por me parecer ser essa a única forma de travar a Barragem, já que todas as outras tentativas saíram goradas nos últimos anos. Os lacaios de Mexia, José Sócrates e Pedro Passos Coelho, bem como esses terroristas da cultura e do ambiente que se chamam Isabel Pires de Lima, José Pinto Ribeiro, Gabriela Canavilhas, Francisco Nunes Correia, Dulce Pássaro, Francisco José Viegas e Assunção Cristas, nunca iriam de moto próprio suspender as obras. A todos esses e ainda a essa vergonha da arquitectura portuguesa que se chama Souto Moura, , direi apenas que vão ter de conviver com o que estão a fazer ao longo de toda a vossa vida. 

Hoje, a UNESCO vai mesmo mandar suspender a construção da Barragem. Os paus-mandados da EDP no Governo já vieram dizer que não está em causa a classificação do Douro. Para já. Não é preciso ser muito inteligente para perceber o que fará a UNESCO se as obras não forem realmente suspensas.

Certo é que há uma nova esperança para o Douro e para o Tua. Eles ainda não ganharam. Volta a acender-se uma luz que pensei estar definitivamente apagada. 

Ricardo Santos Pinto, no Aventar relatório do ICOMOS

NOTA: 
A Sociedade civil começa a manifestar-se conforme se pode ver com esta acção, com a queixa que o ACP fez sobre o problema das SCUT's para além das diversas Petições que se têm feito nestes últimos tempos. Como é uso dizer-se "Água mole em pedra dura tanto dá até que fura"!

Sem comentários: