25/04/2012

RELACIONAMENTOS


foto da internet

Na verdade a sociedade passa por várias transformações no campo das relações humanas, não é mesmo?
Atualmente, o ser humano tem privilegiado o “Ter”, como sinônimo de grande apego aos bens  materiais, e não se preocupa  com o “Ser”, que se pode definir como a  busca de virtudes.
Sou testemunha do quanto os administradores deste blog vêm batalhando na tentativa de mostrar aos leitores os desatinos do mundo moderno, com consequência gravíssimas para o Homem!
A ânsia de ter é normal e não deve ser condenada de forma absoluta, os excessos, os desequilíbrios e os métodos desonestos usados para  sua aquisição é devem ser afinados!
Dá-se hoje muito valor àquilo que o dinheiro  pode comprar.
As pessoas valem  pelo seu patrimônio material e não pelas qualidades que possuem.
Está claro que para se conseguir alguma qualidade de vida é necessário ter um mínimo de posses: moradia, alimentação, vestuário, saúde e escola. O mais elementar das necessidades básicas.
O ter em excesso e principalmente, apegos a estes bens, costumam levar o homem a trocar o investimento pela especulação, o que não permite a circulação do dinheiro prejudicando o desenvolvimento e o aumento das oportunidades de emprego, privando outros seres de ter acesso a eles. Estes procedimentos obstruem o ser e causa infelicidade, aí sua inconveniência!
ter pode causar prazer momentâneo, porém, esse prazer logo se transforma em tédio, saturação, indiferença, mesquinhez.
 Os responsáveis  pela formação e educação dos filhos, devem ensina-los que há  uma relação de equilíbrio entre o material e a moral, o “Ser”  representando o afeto e o material o “Ter”.
O Ter deve ser apenas consequência do Ser.
“A grande diferença  entre um e outro é  que se estabelece uma sociedade centrada sobre as pessoas e uma sociedade centrada sobre as coisas”.
 Esta afirmativa requer das pessoas uma clareza de consciência muito nítida, que permita enxergar a realidade, sem distorção, “saber que as virtudes afastam o sofrimento quando ele é necessário e, dão forças para suportá-lo quando ele é inevitável”. 
 “O valor, realmente, do ser humano está na simplicidade e na humildade, não no poder e ter”!
À família cabe a responsabilidade da formação do caráter, da dignidade, e da moral de uma sociedade!
...Filho educado, sociedade íntegra e feliz!
Não é fácil, o chamado do mundo hoje em dia é muito grande, sua força supera a da família muitas vezes, mas, como nada é fácil, a obrigação dos pais é tentar... e tentar... sem nunca desistir... 
Educar é obrigação dos pais!
É no lar que se forma o cidadão (educação de berço), à escola compete complementar, reafirmar os valores ensinados, a cidadania e ministrar instrução!
Quando a cidadania atingir a maioria das pessoas o mundo, então, será melhor!


Celle




adaptação e foto da net

4 comentários:

Luis disse...

Minha Boa Amiga Celle,
Sempre que se debruça nestes temas mostra bem a sua vocação de Mãe de Família que sabe quanto a Formação dos seus é importante para uma Vida melhor!Infelizmente a Família tem-se esbatido nesta "nova sociedade" em que vivemos e por isso a crise de Valores e Princípios que daí resulta!
Tem sido lema deste blogue pugnar para inverter esta situação mas é difícil ter êxito... mas continuaremos nesta luta até conseguir vencer!
Beijinhos amigos e solidários.

Celle disse...

Amigo Luis
Nossa luta pela união da familia e educação dos filhos mesmo árdua, nunca nos desanima, algumas vezes obtemos êxito outras nem tanto mas, não podemos deixar de lutar pelos nossos valores, pelo que acreditamos!
Obrigada pelo comentário, você e a Lena fazem o mesmo.
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Um bom texto com uma belíssima mensagem.
SER digno, ser competente, dedicado, perfeito naquilo que se faz, respeitador dos outros, solidário, é o caminho a seguir para ser feliz. Depois com o trabalho eficaz, surgirá o TER os bens indispensáveis para a vida normal.
O perigo está na obsessão do TER, na ambição viciada na acumulação de riqueza e de coisas materiais para ostentação de poder. E tal ambição acaba por ser anti-social, um vício que domina e abafa a serenidade do SER.

Deve ser aprendidas na meninice, em casa, as regras da gestão individual, equilibrando o SER e o TER dentro de um esquema de bom senso tendente para a felicidade e o respeito pela colectividade.

Parabéns pelo texto e obrigado pelo bem que estará a difundir pelos visitantes deste blogue.

Beijos
João

Celle disse...

meu amigo, João,
o bem sou eu que tenho recebido com o apoio, a estima e o carinho que aqui recebo! Sinto que melhoro um pouco mais a cada dia com nossa convivência, fruto de um relacionamento de intercâmbio franco sincero e amigável!
Atenciosamente
celle