01/04/2012

Cozido das Furnas - S. Miguel, Açores



Além do cozido, também comi outros pratos, como por exemplo caldeirada de bacalhau, cozinhados com o calor geotérmico junto da Lagoa das Furnas. Uma delícia

4 comentários:

Celle disse...

João, interessante preparo. Seria terreno vulcânico? o calor é natural do solo? Vivendo e aprendendo!
Deu-me vontade de experimentar tal guisado, hummmm!
Pareceu-me gostoso!!!
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

As ilhas dos Açores são uma região vulcânica, tendo a última manifestação vulcânica ocorrido nos Capelinhos, ilha do Faial em 1957-58 Ver na Internet http://en.wikipedia.org/wiki/Capelinhos .
Na ilha de São Miguel, localidade das Furnas http://www.mapav.com/acores/povoacao/furnas/ , existe uma manifestação de características vulcânicas permanente. Se reparar bem no vídeo, há locais de lamas ferventes, há fontes de água quente e ao lado fontes de água fria. O local onde cozinham com o calor do solo fica junto da lagoa. A cozedura dura várias horas. Comi lá há 52 anos, ainda não havia os «fornos» que a imagem mostra e as panelas eram enterradas no solo, toscamente, dentro de sacos para evitar a entrada de lamas. No entanto, o cozido acabava por ter um ligeiro sabor a enxofre que, depois da primeira impressão, nem era desagradável.
Hoje, com a semi-industrialização do hotel que tem recipientes feitos à medida da panela, esse sabor não deve ser tão notório. Mas mantém o resultado da cozedura lenta a temperatura pouco elevada.

Uma sugestão: ir passar uma semana a São Miguel.

Beijos
João

Isabel Martins disse...

João podia ter trazido um bocadinho dessa delicia.assim nao vale !!!!!!!!!!!!!
beijinhoº
isabel

A. João Soares disse...

Amiga Isabel,

Não trouxe. Mas garanto que pelo cozido preparado sem fogão, e pelas muitas mais belezas de São Miguel, vale a pena ir lá passar uma semana, no mínimo. A minha experiência diz que não se deve planear uma visita rápida, porque o nevoeiro muitas vezes impede que se veja o que há de mais lindo, e tem que se voltar novamente a tentar melhor visibilidade. Estive várias vezes no miradouro da Vista do Rei e não vi nada das lagoas das Sete Cidades, apenas avistando os cumes de alguns picos à sua volta. O mesmo aconteceu na Lagoa do Fogo e também passei ao lado da lagoa das furnas sem a ver, embora esteja a escassos metros da estrada.
Mas garanto que vala a pena.

Beijos e Páscoa feliz com muitas amêndoas
João