06/02/2012

Cancro da tiróide e RX na mamografia


Num programa, na televisão de Israel, um médico afirmou que é cada vez mais comum o número de mulheres que sofrem de cancro na tiróide. E observou que, talvez, isso possa/seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.

Ele explicou que, nesse tipo de estudo, o pescoço deve ser coberto e protegido por um manto que deve ser fornecido pelo técnico que faz o estudo. Mas muitos não levam em conta isso !!! Esse manto de protecção pode ser colocado sobre a área da tiróide, no caso da Mamografia.

A pessoa que enviou este e-mail, foi fazer esse estudo de Mamografia e, encorajada, solicitou esse manto de protecção.

Perguntou à enfermeira, porque nunca colocam essa protecção nas pacientes, e ela respondeu:
- Ninguém o pede! Devem solicitá-lo!!!

Por isso, as senhoras devem solicitá-lo, porque é um direito que lhes assiste, e que as clínicas não cumprem, de livre e espontânea vontade.

Então solicite-se !!!

Por favor, divulgue, para que não somente você saiba deste assunto, mas para que possa ajudar as mulheres a cuidarem da sua prevenção. É um dever cívico, esclarecer este direito que todas as mulheres têm!

5 comentários:

Celle disse...

Há coerência na noticia.
Nunca ouví falar mas, tem fundamento e quero divulga-la também, é de interesse para nós mulheres!
bjs
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Não hesitei em publicar, porque a minha experiência diz-me que os técnicos de radiologia quando disparam o emissor de raios X estão protegidos numa cabine apropriada mas o doente está todo exposto sem haver o cuidado de proteger por um ecrã à prova de Raios X as partes do corpo vizinhas da zona a atingir.

Um doente que durante pouco tempo tenha de ser radiografado várias vezes recebe uma dose elevada de Raios X que lhe pode ser muito prejudicial.

Convém que os doentes mostrem interesse em ser protegidos.

Beijos
João

Celle disse...

João, eu sofro de hipotiroidismo, faço controle sempre, tomo remédio e nunca soube que ao fazer mamografias deveria pedir maior proteção.Os profissionais da saude, responsáveis e solidários, deveriam divulgar essa necessidade e agirem de acordo, independentemente do paciente pedir.
Na maioria das vezes o paciente ignora o perigo.Quem é prático ou se formou na área da saúde, estudou sobre o assunto possui a responsabilidade de nos proteger, mesmo sem ser pedido. Penso eu...
Que bom que estou informada!
Um abraço Celle

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Continuas na "onda" de apresentares algo que nos informa e elucida coisas relativas à saúde que muitas vezes são desconhecidas mas que são muito importantes. É o caso deste post!
Um abraço amigo e obrigado pelo teu cuidado em nos informar.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Não faço mais do que aquilo que considero meu dever. Se uma pessoa sabe algo de útil para os outros e não divulga, se pode ajudar e fica de braços cruzados é um criminoso, humanamente falando.

Abraço
João