07/12/2011

Saúde: Queimadura e farinha de trigo (mais uma dica útil)


QUEIMADURAS POR ESCALDO

Uma vez eu estava cozinhando milho verde e quando coloquei o garfo na água a ferver para ver se o milho estava pronto, sem querer, acabei queimando a mão toda com água fervendo...
Um amigo meu que era veterano de guerra no Vietnam, estava lá em casa. E me perguntou se eu tinha e onde estava a farinha de trigo...

Eu mostrei-lhe, ele tirou o pacote e enfiou minha mão inteira dentro e disse para eu conservar a mão na farinha por 10 minutos, o que eu fiz.

Diz ele que, no Vietnam, um camarada estava incendiado e, no pânico, os camaradas jogaram um saco de farinha nele todo, o que apagou o fogo, isto não só apagou o fogo, mas ele não teve nem sequer uma bolha!

Encurtando a história, eu pus minha mão no saco de farinha por dez minutos, e quando a retirei não tinha nem uma mancha vermelha nem bolha e NEM DOR ALGUMA!

Agora, eu mantenho um pacote de farinha de trigo na geladeira e toda vez que me queimo eu uso a farinha e NUNCA tive uma bolha nem cicatriz nem nada. A farinha gelada é melhor ainda do que a com temperatura ambiente.

Mantenha um saco de farinha de trigo na sua geladeira, você ficará feliz de assim ter feito, eu que o diga.

Experimente e verá que é verdade.

Lembre-se de pôr a parte queimada directamente na farinha, não a enxagúe em água fria primeiro.

5 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís

Dica muito interessante com utilidade para quem gosta de cozinhar.

Podem ser visitados outros posts com interesse, como:

Queimaduras por escaldão

Queimaduras, como tratar

Queimaduras, como tratar - 2

Cuidado com o sol. Melanoma

Abraço
João

Magia da Inês disse...

º°♥❤ Olá, amigo!
❤ Passei para uma visitinha.
Gostei da dica, eu não sabia disso.
Bom fim de semana!
º°❤ Beijinhos.
♥❤ Brasil.

Celle disse...

Luis, meu caro!
Vivendo e aprendendo!!!
Não sabia,uma dica simples e eficiente que não é divulgada, vamos faze-la.
Beijos
celle

Andréia disse...

Vi em vários sites que esse procedimento não tem embasamento algum, que o recomendado pelos médicos é apenas lavar o local da queimadura e jamais utilizar produtos estranhos como pasta de dentes, pó de café e afins. Acho mais prudente averiguar a veracidade e a procedência do email, quem é esse veterano de guerra? qual o respaldo além da palavra dele essa pessoa tem? Muito estranho....

A. João Soares disse...

Quanto ao «embasamento» e ao «respaldo» que a Andreia diz faltar a este «tratamento» rudimentar e primitivo, direi que também o link do nome Andreia não o tem pois os dados disponíveis na pretensa «ficha» de blogger fazem concluir que se trata de uma anónima camuflada.

Não esqueçamos que a medicina corrente assenta numa farmacologia química que resulta da exploração das essências de produtos naturais desde sempre usados em tratamentos de várias enfermidades. Se agora alguns medicamentos são elaborados totalmente baseados em sínteses químicas, a maior parte é ainda resultante da refinação de produtos naturais. Por exemplo o famigerado «tamiflu» utilizado na tristemente célebre gripe A é fabricado a partir do anis, ao ponto de na época da campanha contra a gripe A, todo o fruto anis da China foi importado pelo laboratório americano que produzia o tamiflu.

Há poucos meses perguntei à minha gastroenterologista a razão por que muitos médicos detestam os produtos naturais, muito usados na medicina oriental e em expansão pelo Ocidente. Ela respondeu: É apenas por uma questão de dosagem; se eu lhe receitar um medicamento de 20 mg, depois de algum tempo, conforme os resultados, posso passar para 15 ou para 25mg, enquanto com um produto natural não sei qual é a dosagem, não tenho meios para controlar o efeito, para aumentar ou reduzir a dosagem.

Sugiro à Andreia uma conversa com um especialista de medicina oriental, ou a leitura de literatura sobre
O que é a Medicina Natural?

" O médico do futuro não dará medicamentos mas envolverá os pacientes no cuidado da constituição física e da dieta e na causa e prevenção das doenças" Thomas Edison


Cumprimentos
João