26/12/2011

Atleta sem as duas pernas


Alessandro (Alex) Zanardi, 45 anos, tendo sido piloto de competições de automóvel de fórmula 1, sofreu um acidente numa prova de Karting em 2001, do que resultou ter de ser amputado das duas pernas. Dotado de grande força de vontade, recuperou forças para se dedicar ao ciclismo na modalidade de handcicle, espécie de bicicleta movida a força de braço.

Alex Zanardi, depois do acidente, não parou a lamuriar-se, mas começou então uma "segunda vida": lidar com a dependência, reaprender a andar com as próteses. E voltou-se para a prática de uma nova modalidade desportiva, o ciclismo adaptado. A evolução foi tão rápida quanto inesperada, e já tem assegurada a qualificação para os Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres, onde vai com o objectivo de conquistar uma medalha.

2011 foi um ano de vários êxitos. Conseguiu vários resultados assinaláveis, com destaque para a vitória na Maratona de Nova Iorque e o segundo lugar no contra-relógio nos Campeonatos do Mundo de estrada. Conseguiu ganhar várias maratonas, em Roma, em Milão, em Veneza. Mas a Maratona de Nova Iorque foi a que lhe deu mais satisfação.

Para conhecer melhor a força de vontade deste herói, pode ler a notícia do PÚBLICO clicando aqui.

É um exemplo do estilo dos aqui apresentados em

Bento Amaral
SORRISO CONTAGIANTE...
Desenhos a lápis de Doug Landis

Imagem do PÚBLICO

Sem comentários: