03/12/2011

SEJA UM IDOSO QUERIDO E FELIZ!

NADA ME ENTRISTECE MAIS DO QUE OUVIR  RECLAMAÇÕES CONTRA PESSOAS IDOSAS!
INFELIZMENTE É MAIS COMUM DO QUE SE PENSA, MUITAS VEZES É ELE PRÓPRIO O CULPADO.
EXISTEM, IDOSOS, IMPACIENTES, QUE TIRAM DO SÉRIO QUEM CONVIVE COM ELES, E NÃO SÃO ASSIM POR DOENÇAS!
OUTROS SÃO DÓCEIS E AMÁVEIS!
  ESTAMOS VIVENDO MAIS E POR ISSO MESMO, PRECISAMOS ENVELHECER COM CLASSE,  SIMPATIA E DIGNIDADE! POR ISSO TROUXE, HOJE AQUI, DICAS PARA NOS TORNARMOS VELHINHOS QUERIDOS, MUITO AMADOS E FELIZES! 
DICA Nº 1
Não se aposente da vida pra se tornar a "praga" da família.
 A vida é atividade e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo.
Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas.
Se não tiver nada pra fazer vá caminhar, passear no shopping, jogar baralho na praça, qualquer coisa, menos aporrinhar os outros.
 DICA Nº2
Seja independente e preserve a sua liberdade, mesmo que seja dentro de um quartinho.
Quem renuncia o próprio lar, se obriga a andar nas pontas dos pés, para evitar atritos com noras, genros, netos e outros parentes.
Se possível tenha tenha seu proprio quarto, o ideal é morar num flat... para o casal é mais caro, viúvo é mais barato...em quase todos tem TV a cabo, internet e piscina, sauna lavanderia e café da manhã servido na mesa, salão de jogos e sala pra ver  TV com outros moradores...
Tudo incluído no preço, você não paga a água, luz, internet... E, tem bastante gente pra conversar, fazer novas amizades... Melhor usar suas economias para ter um resto de vida feliz!
Não economize no item moradia, a próxima, será a ultima e definitiva!
Aproveite a penúltima com tudo que tem direito!

Mantenha o governo de sua própria bolsa.
Ajude seus filhos financeiramente na medida de suas posses, reserve uma parte para emergências, o que é difícil com a aposentadoria que recebemos.
Tenha o melhor plano de saúde que puder pagar, se você depender do governo está no sal!

Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares e amigos de cuidados como se fossem flores.
Se sua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas, e compartilhe com eles a alegria de estar presente.
Como você é um velho de século XXI, aprenda a mexer na internet; programe todos os aniversários no seu email...Ele informará você com antecedência... Você nunca esquecerá nada!

Cuide de sua aparência e seja o mais atraente possível. Não seja um daqueles velhos relaxados que exibem caspas na gola do paletó e manchas de gordura na roupa, que revelam o cardápio da semana!
Nunca despreze o uso da água e do sabão.
Vá ao salão de beleza uma vez por mês, pelo menos: a moça vai fazer sua unha, seu pé, cabelo e barba... Não tem preço ficar com ela te agradando por uma gorjeta!
Vista-se como um lord! Nada daquelas bermudas xexelentas, moletons rosa e sapatinhos de velho...

Seja cordial com seus vizinhos. Evite implicar-se com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada, ou o volume do rádio. Um bom vizinho é sempre um tesouro, principalmente se os parentes morarem distante.
Seja esperto use um MP3 e ouça musica com fone de ouvido para se livrar dos barulhos  que te chateiam...um Frank Sinatra, Jobim, Charlie, Parker, Nat king Cole, acalmarão você e o farão lembrar dos bons tempos, sem saudosismo... se estiver depressivo ataque de Elvis, Beatles, Greedence, Rolingstone...tudo do nosso tempo!

Cuidado com o nariz, não se intrometa na vida dos filhos adultos.
Eles são seres com cérebros, coração vontade e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros. Feche a matraca!

Fuja do vício mais comum na velhice, que é a presunção.
A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada, tão ignorantes como no inicio dela.

Faça de conta que você nunca viveu nada! Experiência não se passa! Fique só observando os erros e não se meta, a menos que alguém peça sua opinião...
Resista a vontade de dá-la... Tudo que é de graça não tem valor!
Deixe que a humildade seja sua marca mais forte.

Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente. Lembre-se de que toda paciência tem limite e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte. Aprenda a jogar xadrez, usar o MSN, ORKUT, ocupe sua mente com outra coisa, Não encha o saco dos outros!

Não seja repetitivo, contando a mesma história, três, quatro, cinco vezes.
Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro.
Fique de boca fechada e será um sábio! Lembre-se que você tem dois ouvidos e uma boca só: isso não é por acaso!

Desconheço a autoria, quem souber, por favor, me diga que publicarei...




3 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Bem haja por ter trazido para aqui estes conselhos sábios.
Este texto é para ler e reler a partir dos sessenta anos a fim de fazer um bom estágio e treino de envelhecimento sábio.
Vou começar a treinar já!!!

Beijos
João

Luís Coelho disse...

É necessário saber envelhecer e caminhar na vida com dignidade e respeito.

Nem sempre os idosos caminham com dignidade e alguns até pensam que tem mais direitos que os restantes e que podem fazer tudo...

Devemos ter carinho e respeito pelos mais velhos e ensiná-los a saberem viver com mais e melhor qualidade de vida ajudando-se a eles mesmos a ultrapassar as barreiras da solidão e a conquistar o amor e o carinho de todos....

Celle disse...

Caros amigos, ha velhos que aproveitam sua condição de idoso para ser chato!Infelizmente, sabemos que existem! É questão mais de educação do que doença, embora existam doenças que deixam as pessoas nervosas.É perfeitamente reconhecido o idoso doente e o mal educado.Velhice não é doença e devemos estar preparados e aceita-la,com naturalidade o que melhora o humor. O idoso sem educação é intolerável como qualquer criança, jovem ou adulto, é feio e deselegante.
Agradeço os comentários
celle