21/11/2011

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Esta é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Foto © LIPOR - Utentes do Centro Social da Paróquia de Rio Tinto reaproveitam lixo, na edição de 2010
Esta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar
Decorre por estes dias a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que tem como mote a promoção a sensibilização da população para esta problemática. De 19 a 27 de Novembro vão decorrer várias actividades por todo o país, desde workshops, a animações, num total de 300 actividades.

Esta é a terceira edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a última de um programa de três anos, promovido no âmbito do Programa Life+ da Comissão Europeia. As ações desenvolvidas durante estes dias decorrem um pouco por toda a Europa, sendo Portugal um dos países associados.

A missão não é fácil, já que os hábitos dos portugueses em relação ao lixo não são os melhores. É precisamente isso que se pretende inverter. O objetivo da semana é "dar a conhecer as estratégias de prevenção de resíduos e a política da União Europeia e dos seus Estados membros", assim como promover acções sustentáveis por toda a Europa, enquanto se incentiva a população para uma mudança de atitude em relação ao consumo e produção, no dia-a-dia, explica a organização.

A construir o roteiro das acções vão estar as autoridades públicas Europeias, administrações públicas, associações/ONG, empresas, escolas, entre muitos outros promotores. Uma das entidades mais relevantes neste processo, em Portugal, será a Lipor, que informa no seu site que serão promovidas 191 acções sob a sua alçada.

A nível nacional serão mais de 300 actividades destinadas a todo o público. A nível europeu estão envolvidos 20 países, num total de aproximadamente sete mil acções.

Algumas das acções que podem ser acompanhadas são: a troca de termómetros de mercúrio por digitais, nas Lojas do Cidadão; a "WEEE Parade", uma exposição com Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos; visitas às instalações da Valorsul; acções de sensibilização para o desperdício alimentar nas cantinas, entre muitas outras.

Para ver a lista completa, visita o site "Eu não faço lixo", clicando AQUI.

Veja o vídeo da campanha, clicando no link em cima.

1 comentário:

bixudipé disse...

Excelente iniciativa! Aqui no Brasil, infelizmente, apenas metais e papeis têm boa procura para reciclagem; outros resíduos são largados em lixões!

Abração,

Rodrigo Davel