07/11/2011

Os animais são nossos amigos

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João,
É uma pena que o Homem não aprenda a ser também assim amigo!
Parece que a "razão" fez perder-lhe essa qualidade... E devia ser o contrário!
Um abraço muito amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Não é a «razão» a culpada da depravação do ser humano, mas a ambição, o materialismo, a inveja, a vaidade, a ostentação, etc.

Os animais aqui representados são os domésticos, de estimação, mas há ao longo deste blogue, variados exemplos da sociabilidade de animais selvagens dedicados ao grupo familiar e à manada e sendo solidários com outros de outras raças e espécies.

O homem deve sair da sua esfera muito estreita e passar a observar a imensidade e variedade da Natureza e procurar aprender as sua virtualidades.

Há muito ser humano egoísta e mau para os outros. Aqui perto, «mora» um sem abrigo com um pequeno contentor a servir de arrecadação onde dependura sacos de plástico com os seus «haveres». Por vezes desaparece e dizem que foi levado para uma instituição de caridade. Mas regressa ao seu espaço algum tempo depois por se sentir melhor longe das pressões dos outros cuja caridade não é agradável. Há pessoas que interpretam a caridade como o direito de impor o seu pensamento e o seu gosto aos outros e não os deixarem ser felizes à sua maneira (desde que não lesam os outros).
Fala-se de liberdade mas não é costume respeitar a dos outros, mesmo que inofensiva para terceiros.

Abraço
João