23/03/2014

Consumatum est






Vai ser mesmo memorável
Este tratado do trio
Na divergência insanável!
Parece mentira… Rio!

Eu rio porque é preciso
Tanta besteira aguentar
É tanta a falta de ciso
Nesta gente a falar!

Estão os três no mesmo embalo
Todos querem o poder
Contentes que é um regalo
São os mesmos a vencer.

Agora é que cantas tu
Depois cantas tu mais eu
O rei vai nu! O rei vai nu!
O esperado aconteceu!

O povo está condenado
P´los que a crise originaram
O tratado foi assinado
Mas os dois bem se calaram.

Finou. “Consumatum est”
O tratado orçamental
Que saiu dum cafajeste
Para salvar Portugal!

Pensa o trio que nos engana,
Mas, só não vê quem não quer
Que todo e qualquer sacana,
Apenas, o poder ele quer!

É assim, que ele engana o povo,
O trio que já se formou,
Não fará nada de novo;
O tratado ele assinou!
               «»

                     Zélia Chamusca

Fonte de imagem - Google

2 comentários:

A. João Soares disse...


Cara Amiga Zélia Chamusca,

Será que o povo actual, de 2014, será igual ao de há três anos que confiava em discursos falsamente optimistas e se deixou saquear dos seus direitos adquiridos e garantidos por cláusulas dos diplomas que os criaram? E, entretanto, aumentou a fauna do Governo, com centenas de assessores sem mérito, pois os resultados da governação não evidenciaram nem reforma do Estado com cortes de gorduras nem cortes de despesas de ostentação, inúteis e criadoras de défices acrescidos. E as mordomias? com carros, telemóveis, viagens, etc. etc.? E, em cada eleição, agrava-se o dilema: em quem votar? quem tem dedicação democrática a Portugal para merecer o voto?

Como encontrar resposta para estas dúvidas se eles são contidos numa embalagem opaca, chamada lista? Como salvar esta situação anómala?
Espera-se que a geração que está a meio da vida activa faça algo para preparar o seu futuro num Portugal democrático com justiça social, ou igualdade de oportunidades. Mas aparece um sinal ameaçador: os estudantes mostram ausência de interesses pelos assuntos sociais e colectivos. Veja-se a notícia http://www.noticiasaominuto.com/pais/192679/estudantes-menos-participativos-em-momentos-de-viragem-politica

Beijo
João Soares

Zélia Chamusca disse...


Olá Ilustre Sr A. João Soares,

Há muito pouca inteligência neste país acompanhada de egoísmo, corrupção, desonestidade e mais.
Claro que estes irão votar no mesmo como vem acontecendo há 40 anos, ora cantas tu, ora canto eu, ora cantas tu mais eu (que é o que está a acontecer na situação atual) não há mais em quem votar, vão assim, alimentando a DITADURA sonhando com a Democracia.
Têm medo de quem? Eu tenho medo, isto é, o que me atemoriza é ter que continuar a ser espoliada por gente desonesta e incompetente que destruiu o país pela má gestão dos dinheiros públicos. É isto que me atemoriza! Eles não são roubados. Uns fogem ao fisco e vêm a ser premiados com benefícios fiscais, aos patrões reduzem-lhes os impostos e outros são corruptos e vivem de negócios sujos e da desonestidade, não esquecendo os que o Tribunal não julga nem condena deixando os processos prescreverem (depois pagamos nós os milhões que os ladrões roubaram). Para estes está tudo bem. Os criminosos, os assim tratados pelo governo que se governa, são os funcionários públicos e reformados que são a despesa do Estado. O que eles roubam e roubam as reformas aos reformados, enchendo-se, que entram com uma mão à frente e outra a trás e saem ricos com o nosso dinheiro. Isto não é despesa do estado.

Quanto aos estudantes, não lhes falta nada. Andei eu a trabalhar para eles, e ainda ando a trabalhar para dar dinheiro a alguns. Mas, de mim não falo aqui em público. Eles não sabem o que é trabalhar! Nada lhes custou nem custa a não ser terem que emigrar. Quando eu andei na UCL cheguei a fugir à polícia. Os estudantes tinham vida política ativa e protestavam e chegavam a interromper as aulas para discursos políticos e os professores calavam-se para todos ouvirmos. Isto era no tempo do dito fascismo.Mas, agora é que é fascismo porque no tempo do dito fascismo eu tive a liberdade de crescer e de ser e de ter por mim própria com a minha capacidade de estudo e de trabalho e honestidade e nunca ninguém me roubou nada. É agora na fantasiosa democracia que é DITADURA injusta e cruel dominada por ditadores corruptos desumanos e desonestos!

Grata por sua presença enriquecedora.
ZCH