15/03/2014

A dívida pública






















Fala-se em pagar a dívida
Que dívida pergunto eu?
Não devo nada a ninguém
E estão a roubar-me o que é meu!

Dizem que é pública a dívida,
Mas, quem foi que a contraiu?
Esse é que a deve pagar!
Pois, o infrator não sumiu…

Nós sabemos bem quem é
Que a pague este devedor
Que não é o povo, pois não? Ou é?
É o Estado quem é o infrator!

Mas, o Estado é uma abstracção…
E que tal os que governam?
Não pode ser, também não…
São aqueles que o representam!

São aqueles os devedores…
Então, porque estou eu a pagar?
Vamos dizer aos credores
Para os bens lhes confiscar!
  
Não deves ser tu nem eu
A pagar dívida pública,
Mas, sim quem tão mal geriu,
Nesta nação, a coisa pública!
                 «»
                      Zélia Chamusca


Poema de - Zélia Chamusca
Fonte de imagem - Google

Sem comentários: