20/03/2014

BOM DIA DO PAI.




Diz-se que foi uma norte-americana, de seu nome Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil John Bruce Dodd, a ter a ideia de celebrar o Dia do Pai. Depois de, em 1909, ter ouvido um sermão de elogio às mães, Sonora decidiu homenagear o seu pai, que teve de criar os seus seis filhos sozinho depois de a sua esposa ter morrido durante o sexto parto, em 1898.
Foi então que, em 1910, Sonora decidiu enviar uma petição à Associação Ministerial de Spokane e um pedido de apoio a uma Entidade de Jovens Cristãos, da mesma cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos, no sentido de ser estipulada oficialmente uma data comemorativa do Dia do Pai. As primeiras comemorações ocorreram a 19 de Junho daquele mesmo ano, data do aniversário do pai de Sonora.
Foram as rosas as flores escolhidas como símbolo da data - as vermelhas para os pais vivos e as brancas para os falecidos, diz o site portal da família.
Eis, então, que as comemorações se disseminam por todo o estado de Washington. 
Em 1924, o presidente Calvin Coolidge apoiou a ideia de ser estipulado um Dia do Pai em termos nacionais, e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson proclamou o terceiro domingo de cada Junho como o Dia do Pai, embora haja quem defenda que este foi oficializado pelo Presidente Nixon em 1972.
Em Portugal, Itália e Espanha, conforme tradição católica, a data estipulada foi o dia 19 de Março, dia de S. José, Pai de Jesus.
Esta celebração ocorre em muitos países na mesma data que nos EUA, enquanto que noutros é variável: na Rússia, celebra-se a 23 de Fevereiro; na Alemanha, no Dia da Ascensão de Jesus, data variável de acordo com a Páscoa; no Reino Unido, no terceiro domingo de Junho; no Canadá, a 17 de Junho; na Grécia, a 21 de Junho; no Brasil, no segundo domingo de Agosto; na Nova Zelândia, no primeiro domingo de Setembro; na Austrália, no segundo domingo de Setembro; na Finlândia, Estónia, Noruega, Suécia, no segundo domingo de Novembro.

1 comentário:

Celle disse...

Muito justa essa homenagem, ao homem responsável que constituiU família e cuida da mulher e dos filhos com zelo carinho e responsabilidade. PARABENS aos pais, nossos colegas, aos amigos e aos que nos acompanham diariamente. FELICIDADES!