17/03/2013

Uma linda história de amor.

"Não digas nada! Nem mesmo a verdade. Há tanta suavidade em nada se dizer e tudo se entender. Não digas nada..."
[Fernando Pessoa]

 


Nos anos 70, a artista sérvia Marina Abramovic viveu uma intensa história de amor com Ulay .
Foram 12 anos juntos,  quando a relação chegou ao fim, os dois decidiram percorrer os 2500 km da Muralha da China partindo de lados opostos para se encontrarem no centro, darem um último grande abraço  e nunca mais se verem.
23 anos depois, em 2010, Marina é uma artista consagrada. O MoMa de Nova Iorque dedica uma retrospectiva à sua obra. Nessa exposição, a artista compartilha um minuto de silêncio com cada estranho que se sentasse a sua frente.
Ulay chegou sem que ela soubesse, sentou-se e Marina Abramovic...

... fez-me chorar . Apreciem.

2 comentários:

Celle disse...

SEM PALAVRAS
PURA EMOÇÃO...

A. João Soares disse...

Há muitas formas de se comunicar e o coração (ou talvez o cérebro) tem radiações eloquentes.
Num pequeno mas muito interessante livro intitulado «Factor - Jesus em um novo olhar» do engenheiro professor universitário de S. Paulo, Luis Santilli Jr que o próprio teve a amabilidade de oferecer, encontro a ideia do isolamento que em caso de tensão, de problemas graves, permite um silêncio de diálogo com as forças interiores e a fé, sem distracções com o ambiente de um templo, mas que gera soluções para os problemas mais complicados. Ele aconselha um recanto da casa com iluminação ténue, uma música suave e um maple confortável, tudo adequado à concentração espiritual.
Este minuto de silêncio da artista Marina Abramovic é muito significativo. Vale a pena meditar sobre a sua importância, principalmente na era actual em que as pessoas podem pensar que isso é um desperdício de tempo, o tal que é dinheiro, segundo alguns ditados.

Beijos à Amiga Fê e à comentadora anterior, a nossa Amiga Celle
João