30/11/2012

SIMPATIA E EMPATIA


Geralmente imaginamos que tanto a simpatia quanto a empatia possuem o mesmo significado.

Isto não é verdade!
A simpatia é comumente confundida com carisma.
As pessoas dizem que alguém é simpático quando esta pessoa é agradável, admirável, sorridente. Na verdade, uma pessoa é simpática quando ela consegue compreender e identificar os sentimentos e as emoções, positivos ou negativos, das outras pessoas. Ser simpático é uma forma de se relacionar com as outras pessoas. É uma capacidade que esta ligada ao encontro, ao primeiro momento, quando percebermos os sentimentos das outras pessoas.
A empatia, podemos dizer que é uma capacidade de percepção “mais profunda” dos sentimentos das outras pessoas do que percebemos quando somos simpáticos.
É a capacidade de perceber o que se passa no íntimo das pessoas.
A empatia exige mais do que somente reconhecer o estado emocional do outro.
Nos traz a capacidade de “pensar como a outra pessoa pensaria”, de “sentir como o outro sentiria”, e, principalmente “enxergar as situações e sentimentos como exatamente a outra pessoas vivencia”.
Ao desenvolvermos a empatia em nós, conseguimos ter o real entendimento, a compreensão das idéias, dos sentimentos, das motivações e intenções dos outros.
Pensar de forma empática significa perceber a realidade do que é importante, significativo e sentido pelo outro. Só tendo a empatia desenvolvida conseguiremos entender realmente o que e como o outro está se sentindo ou pensando. Conseguindo perceber esta diferença não ficamos amarrados em préconceitos, conseguiremos saber que algo que não é importante para mim, pode ser extremamente importante para o outro.
Não tendo a empatia desenvolvida nos limita, nos faz permanecer pensando o mundo e entendendo as pessoas de forma unilateral, concentricamente, não tendo idéia e noção de que existem diferentes formas de pensar, sentir, do que as pessoas elegem como importante e significativo em suas vidas.
A empatia nos permite “vivenciar”, de uma outra forma, experiências de outras pessoas e assim aprender com elas, fazendo com que cresçamos nos tornando pessoas melhores, mais inteligentes percebendo que nem tudo é da forma que EU penso ou sinto.
Faça essa experiência, tente se tornar mais empático com as pessoas e assim você começará a perceber como temos muito o que aprender com as experiências delas!
E lembre-se: nem tudo é da forma como EU quero ou acredito ser o melhor, o outro pode ser diferente de você e nem por isto estar errado.

texto de psicologia e imagem da net...

2 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Mais um bom post a juntar à sua rica colecção.
Talvez, usando a terminologia da informática, se possa dizer que existe empatia quando temos a password do outro e entramos no seu computador. Ou talvez se possa comparar a um conhecimento tão perfeito que conseguimos ver através das paredes das muralhas e ler os sentimentos do outro.

Como seria bom que as pessoas tivessem empatia e, quando falam, se preocupassem com a forma como os outros as estão a interpretar as nossas palavras e, em consequência, as ajustássemos aos sentimentos e, depois, compreendêssemos as reacções do interlocutor.

Como o mundo seria melhor, se as pessoas tivessem menos vaidade em se ouvir a si próprias e pensassem mais nos efeitos obtidos nos ouvintes.

Beijos
João

Anónimo disse...

Good article. I certainly appreciate this site. Keep
it up!

my blog post ... payday loan lenders
my webpage - nice article