07/11/2012

O POTE RACHADO



Eis um pouco de boas noticias. 
  Proverbio CHINES!

Uma senhora chinesa já idosa, carregava dois vasos grandes, cada um pendurado na ponta de uma madeira que se apoiava em seus ombros.

Um dos vasos tinha uma rachadura, e o outro era perfeito e sempre levava todo o seu conteudo de água

No fim do longo percurso o vaso defeituoso chegava sempre com metade do seu conteudo

E foi assim por dois longos anos, a senhora idosa levava para casa um vaso e meio de agua.

O vaso perfeito era orgulhoso, pois cumpria sempre a sua obrigaçao.

O vaso defeitoso ao contrário envergonhava-se da sua imperfeição; perdia sempre metade do seu conteudo.

Depois de dois anos, reconhecendo seu defeito durante um trajecto, falou com a senhora idosa:

“Sinto muito, que por causa do meu defeito perca metade do meu conteudo.”

A senhora idosa sorriu e disse: Já reparaste nas flores que estão do teu lado? Enquanto no outro lado não.

Isto porque eu sempre soube que em ti havia uma rachadura, então plantei sementes do teu lado e a cada dia que fazia este trajecto tu regavas as sementes.

Por dois anos recolhi estas maravilhosas flores para decorar a nossa mesa.

Sem ti e a tua maneira de ser, não seria possivel esta beleza para alegrar a nossa casa.

Cada um de nós tem o seu defeito particular…

Mas são as rachaduras e os defeitos que fazem as nossas vidas assim interassantes e gratificantes.

Devemos aceitar as pessoas como são, procurando ver nelas aquilo que têm de melhor.

(A tutti I miei amici “difettosi”, Abbiate una giornata meravigliosa .) A todos os meus amigos defeituosos”. 




1 comentário:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Este caso, trouxe-me à memória o post
Problemas não se adiam, resolvem-se.
Um outro conceito que refiro várias vezes é o de não criar problemas e, quando existem, simplificá-los o mais possível. A perfeição ideal não existe e é preciso aceitar os defeitos, as avarias irremediáveis, por forma a tirar delas utilidade. Foi o caso da senhora idosa que fez o melhor aproveitamento da rachadura do vaso.
Uma outra lição é a da exagerada auto-estima do vaso perfeito que pretendia condenar à destruição o vaso deficiente.

Temos visto nos nossos blogues casos de bons exemplos de valor por parte de pessoas com deficiências graves:
Já lá vão 35 anos. Parece que foi ontem.
Atleta sem as duas pernas
Tony Melendez. Vitória da vontade
EU QUERO, EU POSSO, EU VOU ADIANTE!“
SORRISO CONTAGIANTE...
Desenhos a lápis de Doug Landis

E há mais, mas estou sem tempo para continuar a pesquisa.

Beijos
João