22/08/2012

GENTILEZA GERA GENTILEZA



Texto recebido por e-mail
      "TENTATIVA DE MELHORAR O MUNDO!"
O executivo estava na capital e entrou em um táxi com um amigo.Quando chegaram ao destino, o amigo disse ao taxista: -Agradecido pela corrida. O senhor dirige muito bem.
E, ante o espanto do motorista, continuou: Fiquei impressionado em observar como o senhor manteve a calma no meio do trânsito difícil. O profissional olhou, um tanto incrédulo, e foi embora.
O executivo perguntou ao amigo por que ele dissera aquilo. Muito simples - explicou ele. 
Estou tentando trazer o amor de volta a esta cidade e iniciei com a campanha da gentileza.
Você sozinho? - Disse o outro. 
Eu, sozinho, não. Espero que muitos se sintam motivados a participar da minha campanha.
Tenho certeza de que o taxista ganhou o dia com o que eu lhe disse.
Imagine agora que ele faça vinte corridas hoje. Vai ser gentil com todas as 20 pessoas que conduzir, porque alguém foi gentil com ele. Por sua vez, cada uma daquelas pessoas será gentil com seus empregados, com os garçons, com os vendedores, com sua família. Sem muito esforço, posso calcular que a gentileza pode se espalhar pelo menos em mil pessoas, num dia. 
O executivo não conseguia entender muito bem a questão do contágio que o amigo lhe explicava. Mas, você vai depender de um taxista! Não só de um taxista, respondeu o otimista. Como não tenho certeza de que o método seja infalível, tenho de fazer a mesma coisa com todas as pessoas que eu contactar hoje. Se eu conseguir que, pelo menos três delas fiquem felizes com o que eu lhes disser, indiretamente vou conseguir influenciar as atitudes de um sem número de outras. 
O executivo não estava acreditando naquele método. Afinal, podia ser que não funcionasse, que não desse certo, que a pessoa não se sensibilizasse com as palavras gentis. Não tem importância, foi a resposta pronta do entusiasta. Para mim, não custou nada ser gentil.
 -Você já pensou como seria bom se agradecêssemos ao carteiro por nos trazer a correspondência em nossa residência? Ao médico que nos atender, ao balconista, ao caixa do supermercado...
E, a um professor, então? 
Quantos se mostram desestimulados porque ninguém lhes reconhece o trabalho! Se receber um elogio, se alguém lhe disser como é bom o trabalho que está realizando com seu filho, como ele influenciará todos os alunos das várias classes em que leciona! E cada aluno levará a mensagem para suas casas, seus amigos, seus vizinhos. 
Pode não ser fácil, mas se pudermos recrutar alguém para a nossa campanha da gentileza...
Diz um provérbio de autoria desconhecida que "as pessoas que dizem que não podem fazer, não deviam interromper aquelas que estão fazendo alguma coisa". 
Pensemos nisso e procuremos nos engajar na campanha da gentileza. Pode não dar certo com uma pessoa muito mal-humorada. Mas também pode ser que ela se surpreenda por ser cumprimentada, e corresponda. 
Melhor do que isso: pode ser que ela decida cumprimentar alguém. E, em fazendo isso, se sinta bem. E passe a cumprimentar as pessoas todos os dias. Assim estaremos espalhando o germe da gentileza, que torna as pessoas mais próximas umas das outras.
Uma campanha que espalha confiança, tranquilidade...
Pensemos nisso e façamos nossa adesão à campanha da gentileza, transformando a nossa cidade num oásis de paz. 
Reflita sobre isso! 
"Tudo que é para o bem sempre funciona"...

7 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Celle,

Está sempre na crista da onda !!!
Parabéns pela sua sensibilidade não a ter deixado perder esta oportunidade de publicar este texto que vem confirmar outros com igual orientação, como, por exemplo

- Importância do ELOGIO
- Terapia do Elogio
Criança estimulada e apoiada sobressai
- A importância do reconhecimento!!!
- Sorria!
- VAMOS SORRIR!!!

E há muito mais posts com conselhos e sugestões convergentes nesta ideia de contribuir para melhorar a convivência entre as pessoas e a sua felicidade que depende destes pequenos momentos de generosidade e respeito pelos outros.

Beijos
João

Celle disse...

Na verdade, meu caro João, neste espaço cujo objetivo é melhorar a conviv~encia entre as pessoas para que convivam mais felizes, independentemente, da idade,É natural a repetição de certos assuntos o que favorecem o aprendizado. Relí, com prazer, os links indicados.O mundo estaria bem melhor se o reconhecimento, a apreciação de gestos e atitudes, das pessoas, merecedoras de elogios e loas,fossem explicitos, não "bajulação" que é bem diferente. Servem de estimulos e de impulsos para a continuidade e a procura de melhoramentos pessoais em todos os sentidos.
Sou adépta do corretivo na hora certa bem como do elogio da mesma forma.A satisfação sentida faz com que o indivíduo ao se alegrar aprimore ainda mais e, lhe deixando feliz culmina sempre em sorrisos e contagiando todo o ambiente, desencadeando uma onda de otimismo e alegria ao redor. Assim as dificuldades, os problemas, as decisões se tornam de mais fáceis soluções.
Concordo plenamente com suas palavras, João!
bjs
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Estas nossas palavras a confirmarem o objectivo deste blogue e a doutrina que temos vindo a seguir, constitui um acto de homenagem ao esforço de 5 anos, sem desfalecimentos.

Quando se trilha um bom caminho não se deve hesitar em continuar, sem hesitações.

Os meus cumprimentos a todos os autores do blogue, que são mais AUTORAS do que do género masculino !!!

Beijos
João

Gisele Claudya disse...

Eu procuro sempre agradecer e cumprimentar as pessoas. O interessante que a maioria tb faz o mesmo. No entanto, nas regiões mais chiques do RJ, as pessoas são mais fechadas, não dão sorrisos e raramente cumprimentam. Eta, nariz empinado! ehehehehehe
Se chover, morrem afogadas pelo nariz ehehehehehe
Beijocasssssss

Celle disse...

Gisele, faço o mesmo, mas moro no interior!
Não sei como acontece nas capitais!
Não seria por desconfiança e medo?
Neste mundo tão violento!!!
bjs
celle

A. João Soares disse...

Caras Gisele e Celle,

O retraimento das pessoas do High Society não me parece ser devido ao medo da violência, mas ao receio, de perderem ascendente, de darem confiança a quem não saiba conter-se nos limites do «respeito» subserviente. A Raínha é conhecida na sua intimidade pelas aias que a ajudam na sua higiene, alimentação e vestir, mas todos os outros são mantidos a certa distância.
Actualmente, a «grandeza» é fictícia, virtual, pelo que eles e elas evitam ser conhecidos quanto à sua ignorância, falta de maneiras, etc, etc. É preciso, pensam eles, manter o povo na convicção de que eles são pessoas superiores em todos os aspectos.

O nosso convívio das Terças, durante este mês, é num restaurante meu conhecido e ontem o empregado referia-se a mim dizendo o Sr João, e ouviu de imediato uma descompostura de um companheiro do grupo que lhe disse: deve tratá-lo por Sr... ou no mínimo Sr João Soares.
Senti-me incomodado com o raspanete dado ao empregado que nunca me faltou ao respeito, mas o pedante quase que passou a dar-me raspanete a mim!!! por ter permitido tal tratamento familiar.

Minhas queridas, continuemos com o nosso blogue, em tom popular porque só dessa forma ajudaremos o mundo a ser mais pacífico e respeitador como se fôssemos todos irmãos.

Beijos
João

Celle disse...

João, será que entendí seu recado?
"SEMPRE JOVEM" está aniversariando?
-Completando 5 aninhos?
Sendo assim, em nome de todos nós colaboradores e visitantes preciso dizer-lhe da nossa alegria em participarmos juntos e cumprimenta-lo pela data.
Permaneceremos em sintonia, unidos, juntos àqueles que se dirigem conosco na mesma direção, facilitando nosso esforço e sendo mais fácil e agradável alcançar nossas metas. E, estaremos sempre dispostos a aceitar e oferecer ajuda.
Parabens!
Feliz aniversário!
celle