03/05/2012

Super Lua vai iluminar os céus no próximo sábado

Super Lua vai iluminar os céus no próximo sábado
No próximo sábado, os olhos dos astrónomos profissionais e dos amadores curiosos poderão assistir a um espectáculo especial: uma "super Lua" vai iluminar os céus, mostrando-se maior e mais brilhante do que é habitual. De acordo com os especialistas, este será o primeiro de seis grandes eventos celestiais que estão previstos para o mês de Maio.
O início da fase de Lua cheia vai coincidir com o momento em que este satélite natural está mais próximo da Terra durante a sua órbita, o que vai dar-lhe uma dimensão aparentemente superior. Quem quiser observar o ponto alto do fenómeno não terá que preocupar-se com as horas, já que a NASA afirmou que a melhor ocasião para ver esta "super Lua" será o momento em que ela aparecer no horizonte, ao final da tarde.
"Por razões que os físicos e os astrónomos não compreendem totalmente, quando a Lua está baixa e aparece por entre árvores, prédios ou outros objectos parece estranhamente grande", escreveram os responsáveis da agência espacial norte-americana. "No dia 5 de Maio, esta ilusão da Lua vai tornar a Lua cheia ainda maior do que já é", acrescentaram.
Apesar de, tradicionalmente, se associar esta fase da Lua ao azar, aos desastres naturais e ao caos, os cientistas esclareceram que não há razões para receios. O evento vai influenciar a intensidade das marés, em especial no Oceano Atlântico, mas sem consequências.
Para conhecer a hora exacta do nascimento e do ocaso da Lua no dia 5 de Maio, disponibilizada pelo Observatório Astronómico de Lisboa, clique AQUI (para a hora em Lisboa) ou AQUI (para o Porto).


fonte: Boas Notícias

4 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê

Muito obrigado por esta informação e espero estar atento ao fenómeno. Quanto ao aspecto mais volumoso ao levantar-se no horizonte a Leste, ou ao esconder-se no Ocaso, parece não ter nada de estranho, porque me parece que isso se deve ao facto de os raios luminosos, vindos na tangente à terra, atravessarem maior extensão de atmosfera que serve de lente de aumento. O mesmo fenómeno se passa ao nascer e ao pôr do sol.

Beijos
João

a d´almeida nunes disse...

Boa informação.

Hoje já a estive a observar, ela a fazer-se rogada, ainda em quarto crescente, mentirosa como sempre, no Sábado cá a espero. Assim as nuvens ma deixem fotografar e até filmar.

Bjo
António

Celle disse...

OI AMIGA!
NOSSOS HORÁRIOS SERÃO DIFERENTES MAS, VOU FICAR ATENTA.
OBRIGADA!
BEIJOS
CELLE

Anónimo disse...

When I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me
when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get 4 emails with the same comment.
Is there a way you are able to remove me from that service?
Thanks!

Also visit my weblog ... payday loans yes