17/01/2012

LISBOA ANTES DO TERRAMOTO DE 1775, RECRIADA VIRTUALMENTE...MAGNIFICO!!!



"O Museu da Cidade, em conjunto com uma equipa da empresa portuguesa SWD Agency, recriou virtualmente ruas, praças e edifícios emblemáticos da capital antes da destruição provocada pelo sismo de 1755. A três dimensões, estes modelos virtuais, alguns animados em vídeos, transportam-nos para as ruas de Lisboa nas vésperas do terramoto."

2 comentários:

Unknown disse...

Uma recriação bem próxima certamente.
Gostei de ver.
Parabéns pela partilha.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Gostei de ver.
Já existia muita coisa linda e boa e, felizmente, alguns edifícios não foram destruídos pelo abalo sísmico.
Depois, e isso é uma lição para não esquecer, a crise deu para recriar a bem estruturada «baixa pombalina».

Mas uma tal decisão, em momento de crise exige pessoa de valor ao leme do País e o Marquês de Pombal mostrou ser genial e soube utilizar de forma eficaz os engenheiros militares e recorrer a bons arquitectos estrangeiros (no arco da Rua Augusta).

Neste momento da crise financeira, económica e social, está a faltar-nos um génio como o Marquês. Pelo contrário estamos a decidir «mais do mesmo» com paninhos quentes e papas de linhaça, aproveitando para nomear os amigos para lugares em que vão mostrar a sua pequenez e falta de capacidade de inovação e criatividade para bem de Portugal. Para maior desgraça, a Europa também está em crise de homens de Estado. Sinais apocalípticos do tempo que estamos a atravessar.

Abraço
João