21/01/2012

50% dos alimentos na UE vão para o lixo


50% dos alimentos na UE vão para o lixo


Tecnocratas, higienistas, grossistas & outros istas andaram anos a construir um "maravilhoso mundo novo" no que toca aos padrões de consumo, distribuição e ao que chamam de segurança alimentar.

O resultado está à vista. Desequilíbrios em toda a linha, da produção ao consumo, excesso de resíduos, abandono progressivo da ideia de reutilização, favorecimento das grandes cadeias de distribuição, normalização, desaparecimento quase total da venda a granel, criação de mentalidades com níveis absurdos de "exigência".

Agora, o Parlamento Europeu chega a uma infeliz conclusão: 50% dos alimentos na Europa - onde existem 79 milhões de pobres - acabam desperdiçados, no lixo. Criado este cenário de desbragamento e de falta de respeito pelos recursos e alimentos, nós, consumidores domésticos, somos os que mais desperdiçamos.

Trata-se de um paradoxo cultural que atravessa as sociedades contemporâneas e que necessita de ser posto rapidamente em causa: quanto mais civilizados nos julgamos, mais incivilizadamente nos portamos.


A. Pedro Correia, no Aventar

3 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Um post que deve ser muito bem meditado.
Além da inutilização de alimentos por excesso de exigência de qualidade, há um outro erro a que a ASAE não é chamada a intervir, porque seria contra os empresários exploradores dos produtores e dos consumidores. Trata-se de desnecessária e excessivamente repetitiva cadeia de intermediários entre o produtor e o consumidor, que é bem visível pelo primeiro quando passa pelo supermercado e vê os seis produtos à venda ao consumidor por um preço que chega a 10 vezes mais.
O que faz o ministro da Economia para racionalizar os circuitos de distribuição? Como pretende fazer parar este duplo roubo ao produtor e ao consumidor?

Muito se pode pensar e muito de deve fazer para reorganizar este sector e evitar que muita gente morra de fome para benefício de uns quantos tubarões impunes.

Abraço
João

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
A cadeia de distribuição é um erro que existe há muito tempo e verifica-se em todos os produtos, nuns mais que noutros! Isto deve-se a que os portugueses sempre deram prioridade ao comércio infelizmente.
No entanto deveriam os Governos já terem criado as condições para que tal tivesse sido devidamente regulamentado evitando as especulações existentes e dando ao produtor melhores condições incentivando-os!
De qualquer forma é um crime os desperdícios que se verificam com os alimentos havendo tanta gente com fome!
Um abraço amigo e solidário.

Celle disse...

Luis, o desperdício é preocupante por aqui também!
Aqui é jogado fora mais alimentos do que consumimos. Recentes estudos comprovaram que o total anual de desperdício é 37 quilos por habitante.Um cidadão consome 35 quilos de alimento por ano, ou seja, 2 quilos a menos do que o total que é jogado fora!
Interessante e útil seu post uma boa reflexão para revermos nossos atos e atitudes, principalmente nos programar para não comprar em demasia, nem nos servir demais.
bjs
celle