24/02/2008

Vencer as dificuldades

Há dias recebi um e-mail trazendo em anexo um vídeo intitulado «superação». Trata-se de um bailado muito interessante de um par em que ele tem uma perna amputada acima do joelho e socorre-se de uma moleta. Os movimentos do par são um espectáculo atingindo momentos incríveis quanto a beleza e quanto à dinâmica dos corpos. São mostradas senhoras na assistência a limpar as lágrimas que devem, de ser de espanto perante a superação conseguida pelo homem face à sua deficiência, e pela força de vontade e espírito de luta contra as dificuldades iniciais.

Difundi pelos cerca de 80 correspondentes e não podia omitir que estas imagens me fizeram recordar a capacidade de superação e a vitória contra as dificuldades do meu amigo António Manuel Pereira Neves, perante as mutilações que sofreu na guerra de África, pelo que coloquei um link para um dos posts que publiquei sobre este Senhor. Recebi, em reacção comentários de três pessoas que ficaram muito sensibilizadas com o caso e o colega bloguista Jorge Borges sugeriu que colocasse links para facilitar a ligação entre os três posts. Do amigo Luiz Santilli deixo aqui a frase: embora uma situação seja muito grave, ainda podia estar pior. É preciso optimismo e espírito positivo.

Mas, como o meu conhecimento do caso foi à mais de um ano e data dessa altura o primeiro post, decidi colocar aqui links para que os interessados possam conhecer melhor este comportamento heróico de uma pessoa de muito valor e de grande modéstia que venceu as dificuldades.

O caso consta dos posts:

- Mais um caso exemplar
http://domirante.blogspot.com/2007/02/mais-um-caso-exemplar-anteontem-ao.html

- A modéstia potencia o valor das pessoas
http://domirante.blogspot.com/2007/03/modstia-potencia-o-valor-das-pessoas.html

- Um deficiente vencedor
http://domirante.blogspot.com/2007/05/um-deficiente-vencedor.html

Sem comentários: