21/11/2013

O Ser e o Não Ser




 
Temática dialogante

De “O Ser” e “O Não Ser”

É a dialéctica constante

Do Ser em vias de ser.

 

“O Ser” na sua essência

É dado primordial

Na busca da transcendência

À vida fundamental.

 

“O Ser” é ser realizado

E “O Não Ser” é o em vias de ser.

Será concretizado

Formando um único Ser.

 

Fenómeno ontológico,

A dinâmica do Ser,

Essencialmente lógico,

Manifestação do SER.

 

E é esta envolvência

Em que se manifesta o ser,

Razão que é essência

Do SER que o torna Ser.

                                                                         «»

Hoje, dia 21 de Novembro, Dia Internacional da Filosofia, deixo-vos, para reflexão, meu poema filosófico, O SER E O NÃO SER.
Há cerca de 3 anos, acordei às 4 da manhã com este poema, sem saber porquê, integralmente,
tal como está, aqui, escrito. Não podia deixá-lo fugir. Levantei-me e escrevi-o.

Poema de -  Zélia Chamusca
Fonte de imagem - Google
 
 
 

2 comentários:

Marli Soares Borges disse...

Muito bacana o poema, não podia mesmo deixar de escrever. Há cerca de 10 anos, mais ou menos aconteceu isso comigo: numa noite de tempestade, pulei da cama de sopetão, e escrevi um poema, até hoje não sei como. Depois voltei a dormir e quando acordei, estava ali, na mesa a história inteirinha da minha vida em versos de sílabas e rimas perfeitas. Até hoje não entendi. Estou falando isso para dizer que acredito em você, essas coisas realmente acontecem. Entre o céu e a terra... Bjs

Luis disse...

Minha Boa Amiga,
Em boa hora o fez para nos deliciar com o mesmo.
Beijinhos amigos e solidários.