09/11/2013

Papa abraça e beija homem desfigurado




O Papa a abraçar e beijar um homem que sofre de uma doença rara, que o desfigurou. Aconteceu no final da audiência geral de quarta-feira, na Praça de São Pedro, e as imagens que retratam esse momento estão a tornar-se virais nas redes sociais.
Na altura da tradicional bênção aos peregrinos – estavam na praça milhares de fiéis– o Papa Francisco fez uma pausa e acolheu com um abraço o homem que, segundo a agência noticiosa católica CNA, sofre de neurofibromatose, doença que provoca tumores por todo o corpo. O homem encostou a cabeça no peito do Papa, que o abraçou, o beijou e o abençoou.
Os comentários sobre o gesto incluem comparações com Francisco de Assis, santo da Igreja Católica que se considerava servidor dos pobres, que terá abraçado um leproso, e a quem o actual Papa foi buscar o nome.
O actual Papa, eleito este ano, tem tido diferentes gestos que denotam preocupação em chegar aos mais pobres e às vítimas de diferentes formas de marginalização. Visitou presos e imigrantes e manifestou, por exemplo, abertura ao acolhimento de casais divorciados e homossexuais.
A neurofibromatose é uma perturbação genética que  causa muitas dores e leva ao aparecimento de tumores por todo o corpo. Apesar de não ser contagiosa, dá frequentemente origem a discriminação social. Pode causar deficiência visual, dificuldades na aprendizagem e mesmo cancro.
O Vaticano anunciou entretanto que a misericórdia, palavra-chave do mandato do actual Papa, será o tema da próxima edição das Jornadas Mundiais da Juventude previstas para Julho de 2016 em Cracóvia, na Polónia. Nas edições preparatórias, que antecedem o próximo grande encontro mundial, os jovens católicos reflectirão sobre a pobreza espiritual, em 2014, e a pobreza de coração, em 2015.
Na quinta-feira foi também anunciado que Francisco receberá pela primeira vez o Presidente russo, no âmbito de uma visita de Vladimir Putin a Itália.

2 comentários:

Unknown disse...

O Papa Francisco continua a dar ao mundo uma mensagem tão humana e espiritual que nos encanta e nos mostra a bondade do próprio Jesus.
Que Deus o guie e o guarde e que lhe ajude a saber guiar o rebanho com amor nos prados verdejantes da fé e do amor de Deus e do próximo.

A. João Soares disse...

Este Homem é um ser muito especial, sem adjectivos que o caracterizem com justiça. Cada momento cada gesto são lições de ética para todo o mundo, seja ou não cristão.
Só desejo que tenha uma longa vida e com isso o Mundo passará a ser mais humano, harmonioso e justo. Que tenha saúde e longa vida é o meu maior desejo.

João