21/04/2013

LATIM, Língua maravilhosa!





O vocábulo "maestro" vem do latim "magister" e este, por sua vez, do advérbio "magis" que significa "mais" ou "mais que".
Na antiga Roma o "magister" era o que estava acima dos restantes, pelos seus conhecimentos e habilitações!
Por exemplo um "Magister equitum" era um Chefe de cavalaria, e um "Magister Militum" era um Chefe Militar.
Já o vocábulo "ministro" vem do latim"minister" e este, por sua vez, do advérbio "minus" que significa "menos" ou "menos que".
Na antiga Roma o "minister" era o servente ou o subordinado que apenas tinha habilidades ou era jeitoso!

*COMO SE VÊ, O LATIM EXPLICA A RAZÃO POR QUE QUALQUER IMBECIL PODE SER MINISTRO... MAS NÃO UM MAESTRO! 

2 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Agora já se compreende que os «excelentíssimos» ministros façam tanta força para manter o (des)acordo ortográfico. É que ele afasta-nos das origens etimológicas das palavras e torna difícil, no futuro, alguém desenvolver o raciocínio que aqui deixas, com brilhante conclusão.

E, por cima de tudo isto está a atitude dos eleitores que votam neles, sem avaliarem as capacidades que têm para o desempenho das suas atribuições que era esperado virem a realizar.

Abraço
João

Zélia Chamusca disse...

Muito bem analisado!
Parabéns!

Para saberem a origem das palavras teriam que estudar latim e grego, que começava no Liceu e tinha desenvolvimento na Universidade Clássica de Lisboa (e não só...), como acontecia com todos os estudantes das letras e humanísticas.

O assunto aqui exposto está apresentado de forma humorística, mas se nos debruçarmos seriamente sobre o modo como a maior parte dos jornalistas (e não só)se expressam... Que desgraça, em cada momento que os ouço!...

Não sei se a culpa será deles?!...

ZCH