13/09/2012

Lição de alto valor

O discurso de Bryan Dyson quando cessou as funções de presidente da Coca-Cola foi muito curto mas de grande densidade ética.
Disse, ao deixar o cargo:

"Imagine a vida como um jogo em que esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar. As bolas simbolizam: - seu Trabalho - sua Família - sua Saúde - seus Amigos e sua Vida Espiritual, e terá de mantê-las todas no ar.

Logo vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Ao soltá-la ela rebate e volta. Mas as outras quatro bolas... Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidro.
Se soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebrada, que é como dizer, nunca mais será a mesma.
Deve entender isto, tem que apreciar e esforçar-se para conseguir cuidar daquilo que é mais valioso.
Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário.
Gaste todo o tempo requerido pela sua família e pelos seus amigos. Faça exercício, coma e descanse adequadamente.
E sobretudo...tente sempre crescer na sua vida interior, cultural e espiritual, que é de todas a mais transcendental, porque é eterna.

Shakespeare dizia:
"Sinto-me sempre feliz, sabe porquê? Porque não espero nada de ninguém". Esperar acaba sempre por doer.

Os problemas não são eternos, têm sempre solução. O único que não se resolve é a morte.
A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde:

Antes de falar... Escute !
Antes de escrever... Pense!
Antes de criticar... Examine-se!
Antes de ferir... Desarme-se!
Antes de orar... Perdoe !
Antes de gastar... Ganhe !
Antes de se render... Tente de novo!
ANTES DE MORRER... VIVA!!!"

2 comentários:

Celle disse...

Amigo, seu post é ótimo.
Pura sabedoria!
Trabalhar sem se matar, ter tempo para os amigos e a familia, consequentemente, distração e lazer. Fazer alguns exercícios, comer e dormir bem é zelar pela saude e cuidar da vida interior, cultural e espíritual. Somos corpo e alma, precisamos cuidar de ambos para sermos completos.As pessoas seriam bem melhores se recordassem estas dicas antes de agirem por impulso.
Beijos
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Estes conselhos juntam-se a muitos outros mas, infelizmente, as pessoas andam muito preocupadas com coisas efémeras, coisas materiais, dinheiro, ostentação e foram esquecendo os verdadeiros valores que são a base da felicidade.
Mesmo o trabalho já não é feito com a preocupação da perfeição para no fim se sentir a felicidade de ter feito uma obra completamente impecável. Para muitos, o trabalho resume-se a estar no seu posto até à hora de poder sair, a fim de justificar o salário.
A serenidade na acção, pode ter falhas mas deve ser uma preocupação permanente. É preciso Pensar antes de decidir.

Minha querida amiga, temos a consolação de poder dizer que o mundo seria muito melhor se as pessoas lessem e interiorizassem muito daquilo que temos publicado neste nosso blogue.

Beijos
João