29/03/2012

Toque de silêncio



Composiçao IL SILENZIO - O Silêncio. O toque militar do silêncio vem desta composição, belíssima, executada por uma orquestra. Para quem já ouviu no ambiente militar... no silêncio das noites dos cursos nas Escolas Militares, nos quartéis... em despedidas fúnebres de colegas de farda que se foram muito cedo... comovente e emocionante.

8 comentários:

Gisele Claudya disse...

Realmente uma linda interpretação apesar da melodia ser triste. Mas é linda.
VIVA A INTERNET!!! ... que nos proporciona momentos assim. Não sei o que seria de nós sem a Internet.
A gente aprende tanta coisa, né?
Obrigada tb pela mensagem por e-mail nesse meu dia quando faço 52 aninhos ehehehehe
Beijocas

Celle disse...

João , como disse a Gisele Claudia, triste mas, linda!
Exprime os sentimentos da saudade e da dor.Uma melodia que limpa nossa alma, onde extravasamos nossas perdas e nos preparamos para nos levantar do chão!
Mas, é com alegria que cumprimento a nossa visitante que hoje faz aniversário, parabens, Gisele Claudia!
bjs
celle

A. João Soares disse...

Amigas Gisele e Celle, duas brasileiras muito amigas,

A música é belíssima e não foi por acaso que os militares a escolheram para o toque de silêncio, a concentração, para a meditação da noite, para lembrar os que já não estão e para entrar no sono nocturno.
é o posto do toque de alvorada, ao amanhecer, ao acordar, com energia para enfrentar o novo dia.

A jovenzinha que efectua este toque, no vídeo é genial e coloca toda a gente em êxtase, mesmo o maestro

Beijos
João

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
Sem dúvida um dos toques mais lindos que existem! A origem deste toque também é algo que sendo triste merece toda a nossa atenção.Durante a guerra Norte/Sul Americana após uma batalha em que os do Norte venceram verificou-se que do lado Sul havia um ferido agonizante próximo das linhas nortistas.
Um Capitão Nortista, durante a noite, foi ao seu encontro e levou-o para as suas linhas. Qual não foi o seu espanto e dor ao verificar que aquele ferido de morte era o seu filho que tinha ido para o Sul estudar música e que se tinha alistado nas forças do Sul.
Como tivesse morrido, entretanto, solicitou que lhe fosse permitido prestar honras fúnebres ao seu filho apesar dele ser inimigo. O Comandante das Forças Nortistas compreendendo a dor do seu Oficial permitiu que as mesmas se efectuassem mas só com um corneteiro e não com a fanfarra como era uso. O Pai nas coisas do filho viu uma partitura que deu ao corneteiro para tocar quando do momento de enterramento do seu filho. Esse toque foi considerado tão lindo e tão triste para o efeito que foi adoptado pela maioria dos Exércitos de todo o mundo e ficou como "Toque de Silêncio"!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

É muito interessante esta explicação da adopção do toque para cerimónias fúnebres.
Há obras que nasceram em momento de grande inspiração. O compositor que o criou estava em momento de muita sensibilidade. Não se fica indiferente ao ouvi-lo.

Abraço
João

Celle disse...

Luis, não conhecia a história e fiquei feliz em conhece-la. É triste e bonita ao mesmo tempo.Comovente pela descoberta do filho, o soldado agonizante, que por solidariedade foi buscar no campo de batalha, e bonita pelo gesto solidário do comandante que permitiu prestar honras militares ao soldado adversário. E, a beleza da composição musical criada pelo proprio soldado morto. Belos gestos, atitudes e uma bela e fúnebre composição musical, se assim podemos chamar.
Muito obrigada.
bjs celle

Leo Costa disse...

Não sei por que, más ao ouvir meus olhos se encheram de lágrimas. Uma música emocionante.

A. João Soares disse...

Caro Leo Costa,

Realmente, ninguém fica insensível ao ouvir esta música, pela magia com que nos toca as cordas do sentimento.
Foi criada em momento especial e o criador teve a felicidade de expressar o seu afecto de tal forma que nos causa o efeito de que o Leo fala.

Abraço
João