28/03/2012

Porque motivo se oferecem ovos, amêndoas, coelhos e galinhas de chocolate na Páscoa




Chega a Páscoa e com ela todas as marcas de chocolate e doces libertam ovos, galinhas e coelhos de chocolate. Velhos e novos, todos nós somos tentados a deliciar-nos com eles, mas sem perguntar o porquê. Porque motivo ovos e não batatas? Porquê chocolate e não baunilha? E porquê esta época do ano?

Ok, começou tudo assim: na Antiguidade, os povos do Hemisfério Norte (principalmente os gregos, os romanos e os alemães) comemorava, a chegada da Primavera consoante indicava o calendário lunar, entre 20 de Março a 25 de Abril. Eram tempos de celebração, quando a neve derretia, voltava a vida aos campos e a fertilidade regressava ao mundo.
Até então, quase todas as culturas tinham o ovo como um símbolo de fertilidade, porque continha a promessa de vida. Quase todos, com excepção dos alemães e eslavos, a quem a fertilidade era representada pelo coelho (não é difícil imaginar porquê). Especialmente para eles o coelho era a forma que tomava Oester, a deusa da Primavera, a quem adoravam quando a Lua atingia o seu equinócio, marcando a mudança de estação. Conforme os dados, Oester é a raiz da palavra Easter, sendo assim denominada Páscoa na língua alemã e francesa.
Mas há 2000 anos atrás, quando os cristãos começaram a comemorar a ressurreição de Cristo, no norte da Europa deu-se início a uma mistura de figuras pagãs e religiosas, que o calendário gregoriano, eventualmente, acabou por resolver no século XVI: por motivos não religiosos e de dominação cultural, fizeram-se coincidir as celebrações pagãs com a ressurreição de Jesus. E pronto.
De maneira que a confusão começada entre os deuses germânicos e eslavos, combinados com a tradição cristã, eventualmente, levou à tradição actual de se comer ovos de Páscoa, coelhos e galinhas de chocolate ... bem, a galinha parece um pouco desenquadrada, mas ao fim ao cabo é ela que põe os ovos, certo?
  • Porque se come chocolate
Porque são de chocolate e não de cores vivas? Isso é outra história e temos de remontar à Rússia dos czares. Por volta do século XVIII, na Europa Oriental, celebrava-se a Páscoa oferecendo-se ovos verdadeiros de galinha, como forma de reafirmar a chegada de uma temporada próspera. Em tempos de fome, os ovos tiveram o seu sucesso. Mas geralmente,não era um presente muito atraente, assim, o czar deu a volta à questão para que o ovo pertencesse à classe alta: e mandou fazer ovos em porcelana, decorado com jóias e metais preciosos, e a coleccioná-los.
Outro dos secretismos que nem a história consegue explicar, o catolicismo ortodoxo exportou os ovos para o Ocidente, onde eram muito apreciados. Os ovos duros e decorados foram um sucesso até meados do século XIX, até que um suíço muito esperto, teve a feliz ideia de que se os fizesse em chocolate teriam ainda mais sucesso. E assim permanecem até hoje.


  • Porque se come amêndoas
A amêndoa é hoje um dos símbolos da festa pascal. Este fruto seco chega mesmo a significar folar (outra tradição pascal). Assim, em vez de dar ou receber o folar, também se diz dar ou receber amêndoas. No caso do cristianismo esse fruto simboliza Jesus, porque a sua natureza divina está “escondida” pela sua natureza humana.

fonte: Hoje descobri...

1 comentário:

Celle disse...

Querida Fê
Quero parabeniza-la, primeiramente, pela novo visual do Blog, muito lindo!
Muito oportuno seu post, a Páscoa está chegando e muitos não conhecem o significado de seus símbolos. Aprendí também sobre a amêndoa, não conhecia sua simbologia, na Páscoa. Sempre estamos a aprender mais, aqui neste espaço que nos acolhe e abriga!
Obrigada!
Uma FELIZ PÁSCOA!
celle