16/03/2012

Põe quanto és no mínimo que fazes

Poema de Fernando Pessoa, com heterónimo Ricardo Reis, em «Odes»

"Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui
Assim em cada lago a lua toda brilha,
porque alta vive".


NOTA: A isto se chama o culto da excelência. Fazer bem cada coisa que se faça

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Que pena que não seja seguido pela maioria das pessoas... Mas eram outros tempos estes aqui referidos! Havia Princípios e Valores!
Um abraço amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Oponho-me frontalmente ao pessimismo que transpira das tuas palavras. É certo que a tua geração, a nossa geração, deixou que se degradassem princípios e valores que já estão a fazer falta.

Mas não podemos deixar de ter esperança de melhorias, de fazer com que os mais novos tenham esperança, no futuro.

Para isso, é fácil começar por dar o exemplo nas palavras e nos actos. O Planeta ficará mais limpo se cada um limpar a testada da sua casa, depois verifica que toda a rua está limpa, bem como o bairro, a cidade, etc...

Não acontecerá de um dia para o outro, mas a pouco e pouco, se todos, se cada um, quisermos, a humanidade será mais civilizada, respeitadora de todos os seres vivos.

Depois não haverá queixinhas nem dos piegas nem das deslealdades históricas. A Terra é uma partícula muito minúscula no Universo e não há razões cósmicas para não nos entendermos bem, com solidariedade espírito de ajuda, de equipa, respeitando os outros, como queremos ser respeitados.
E então, depois do culto da excelência nos relacionamentos, seremos todos irmãos e viveremos num paraíso onde terá mais benesses aquele que merecer dos outros mais consideração e respeito.

Abraço
João