16/03/2012

Desta forma a humanidade melhorará



Depois de escrever o comentário em Põe quanto és no mínimo que fazes recebi este vídeo que evidencia que não é difícil restabelecer o culto dos princípios e dos valores que tornarão a sociedade mais fraterna, mais solidária, mais harmoniosa. É apenas preciso que cada um faça de forma mais correcta aquilo que faz, que respeite os outros e que pratique gentilezas.

4 comentários:

Orvalho do céu disse...

Olá,
Colocar o mínimo de amor para não fazer só por fazer...
Abraços fraternos de paz

A. João Soares disse...

Amiga Rosélia,

O Amor é importante, mas tem que ser traduzido em gestos, em acções, não só em pensamento mas também em palavras e obras.

A dada altura da minha meninice repetia-se a expressão «o gesto é tudo», o que serve para evitar gestos ofensivos ou ameaçadores e para incentivar a gestos de amor, de carinho, de apoio e de solidariedade.

No comentário linkado no post expressei com algum pormenor a minha ideia prática para melhorar a vivência da sociedade actual e deixo a sugestão do gesto, da atitude, do comportamento, exemplares para arrastar as pessoas no sentido da convivência mais moral e ética.

Para isso não nos podemos deixar ficar num amor, feito apenas sde sentimento inconfessado, mudo e egoísta, pois é preciso expressá-lo, torná-lo visível, contagioso. Por isso temos que começar com gestos, com actos mesmo que haja alguém que venha dizer que não têm amor. Socorrer uma pessoa que cai na rua é um gesto e nele está amor ao próximo, ou estou errado?

Recentemente, por duas vezes, escorreguei na rua e caí sem gravidade e senti o «amor» de quem passava, de forma mais ou menos visível. E tenho dois casos em que fui «obrigado» por pessoas que assistiram à ocorrência a entrar para a ambulância que mandaram vir em meu auxílio, embora eu não me considerasse em tão mau estado que precisasse de ser levado ao hospital.
Sobre isto, prometo fazer um post sobre a conversa entre o Mister Smith e o Mister Brown em que se vê a diferença entre o comportamento das pessoas nas grandes cidades e na pequenas aldeias do interior,

Beijos
João

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Não é só o Amor pelo Próximo que aqui se vê! É também Civismo e Educação. É o que tem faltado em especial nas Cidades pois nas pequenas localidades ainda se vai sentindo a existência destes três princípios! Nas Cidades o Egoísmo impera... Mas não há dúvida que desta forma o Mundo seria bem melhor.
Um abraço amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Um nosso correspondente, o engenheiro Luiz Santilli, enviou-me há tempos um pequeno livro seu, o «Factor J», em que conclui que não havendo certezas de que as palavras atribuídas a Jesus, na Bíblia, foram ditas por Ele, resume os seus conselhos a um o Amor ao próximo. E a educação e o civismo resume-se a colocar em prática tal preceito «ama os outros como a ti mesmo, não faças aos outros o que não desejas que te façam, usa a tua liberdade sem prejudicares a liberdade dos outros...

A semente de um mundo melhor está dentro de cada um e torna-se visível e contagiosa, desenvolvendo bons pensamentos e traduzindo-os em palavras sensatas e boas acções. Para melhorar o mundo cada um tem que começar em sua casa, à sua porta, junto dos que estão próximos. E assim se activará a salutar epidemia que a todos beneficiará.

Abraço
João