11/10/2008

Homenagem aos queridos velhos

Velhos, no sentido de sábios, experientes, conhecedores dos meandros da mentalidade humana, aptos a dar um conselho uma sugestão uma alerta de perigo, merecem o nosso respeito e homenagem. Por isso transcrevo este post do blog Multiolhares.

Dedico este texto a todos os idosos.

Hoje foi um dia em que no meu trabalho lidei com muitos idosos, e cada vez mais me toca a solidão que os afecta, a falta de atenção que lhes damos, e é tão caloroso sentir como os seus olhitos brilham, e como se sente o coração a bater mais acelerado quando lhes damos um pouco de carinho, quando nos dispomos a escutá-los.
E não devia ser assim, devíamos olhar para estes seres como alguém que muito nos pode ensinar, porque atrás daqueles corpos que, por vezes, se arrastam com dores, onde as rugas cobrem a beleza de outrora, existe muita sabedoria, muito calor, e o seu coração cansado pelas injustiças do tempo continua a amar da mesma forma e a sofrer pela segregação a que nós, seres mais jovens, os relegamos.

Publicada por Multiolhares

9 comentários:

Berro d'Água disse...

Envelhecer e aceitar o envelhecimento, me parece ser também uma questão de educação e nem sempre estamos aptos a ensinar ou fomos educados para esse fato que sem a menor dúvida, é o caminho certo para todos os que sobrevivem ao tempo...

Bom final de semana!!!

Cris

Alice disse...

poder envelhecer é um privilégio para poucos.


bjus

A. João Soares disse...

Querida Cristina Oliveira,
Há quanto tempo te procuro, sem êxito, no Lâmina de água!!!
É um prazer encontrar esta linda menina por aqui!
É verdade que é conveniente saber envelhecer, ir aceitando as limitações das capacidades, procurar alternativas, para se sentir realizado, aproveitar a grande experiência para se manter útil aos outros e a si próprio.
Mas isso depende da cultura adquirida durante a vida e muitos idosos de hoje não o conseguem.
Por mim, vou procurando suprir as minhas deficiências!
Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Alice,
Realmente ser idoso é um imperativo do calendário, mas envelhecer é obra nossa e nem todos têm capacidade para isso, para «envelhecer» como o vinho do Porto que fica mais valioso com a idade!
Depois há a necessidade de apoios de vária ordem para envelhecer com dignidade.
Beijos
João

stériuéré disse...

Ser idoso, para mim irá ser um privilégio , se o futuro mo permitir, claro.
Existe muita falta de respeito, pelas pessoas , que lutaram pela nossa liberdade, pelo nosso apoio socio-cultural, e onde esá o nosso agradecimento?
Pelos meus 16/18 anos, o que ue queria era divertir-me, não queria saber se os meus avós estariam preocupados ou não. Agora que sou mãe, e espero um dia vir ser tb avó, eu respeito a minha avó, e tento fazer de tudo para a compensar por tudo o que a fiz passar.
Há muitos espaços para " despejar" os idosos, por falta de tempo , por falta de espaço...
e a falta de carinho que há nesses lares?, a falta de atenção?, e falta de pessoal com o "dom" de tratar bem os nossos?
E mais uma coisinha, a minha avózinha , é a mais querida do mundo inteiro, e com ou sem rugas, é linda demais!

Unknown disse...

Concordo, é um descaso mesmo como as pessoas não cuidam dos velhinhos, se esquecem que a velhice é para todos...(pelo menos para a maioria)...
Abraços

A. João Soares disse...

O respeito pelos velhinhos tem de começar mais cedo ao acatar uma sugestão, um conselho dos mais experientes, nas escolas, no trabalho, na rua. Faz parte do civismo, houve muito esquecido. Pessoalmente, não tenho razões de queixa, mas ainda me mexo com certa desenvoltura e nos contactos sou cortês e nunca imponho uma opinião autoritária. Procuro compreender os porquês dos comportamentos dos outros e, a partir daí, procuro levar as pessoas a pensar de uma maneira mais cívica, mas sem forçar, sem impor, sem dar descomposturas.
Muitas vezes os velhos geram conflitos por que «no seu tempo não havia estas poucas vergonhas»!!!
Faça cada um de nós um pequeno esforço para melhorar a vida.
Cumprimentos
João

Oliver Pickwick disse...

Bem merecido! Afinal, um dia todos nós chegaremos neste estágio, não é?
Um beijo!

sagitario disse...

viver mais tempo e saber viver esse tempo que nos foi concedido é um acto de inteligência e força de vontade.

Mas a vida não nos dá nada de mão beijada, por isso temos de lutar todos os dias para que o nosso dia seja bem vivido, para isso teremos de arranjar ocupações de acordo com a idade e principalmente rodearmo-nos das pessoas que gostamos e gostam de nós.
Estamos no século XXI e temos todos os meios à nossa disposição, por isso há que saber explorá-los.
Eu peço imensa desculpa às pessoas que se consideram velhas, mas sinceramente só me irei considerar velha quando e se chegar aos 100 anos