11/03/2008

Alguns conselhos aos idosos

Segundo notícia do DN de hoje, a GNR de Santa Maria da Feira anda pelos centros de dia a deixar conselhos úteis aos idosos que podem ajudar a evitar, com alguma facilidade, cair no conto do vigário.

Não estamos perante uma onda de burlas a idosos, pois este tipo de crime ocorre de forma esporádica. Mas publico aqui alguns dos conselhos práticos que podem ser úteis.

Aconselha-se a não atender estranhos ou alguém que exija dinheiro por serviços públicos sem estar devidamente identificado. Esta é uma das "pequeninas coisas" que devem ser tomadas em devida conta pelas pessoas de mais idade e que passam os dias em casa, normalmente, sozinhas, sendo um dos alvos preferidos dos burlões.

Em primeiro lugar é necessário ter sempre uma postura de calma nas abordagens que são feitas. Os pedidos de cobranças ou levantamento de dinheiro duvidosos, por parte de indivíduos ainda que apresentem identificação, devem ser remetidos sempre para familiares ou vizinhos conhecidos de forma a confirmar se se trata ou não de uma burla.

As pessoas devem reencaminhar esses casos para familiares, vizinhos ou instituições que frequentam, a fim de, assim, evitar que sejam eventualmente enganados, pois, normalmente, quando se mostra "cautela e sensatez" o burlão é levado a desistir.

É preciso resistir a propostas que chegavam, até pelo telefone, de vendas que muitas vezes são trafulhice.

É aconselhável que os idosos se habituem a utilizar meios de pagamento electrónicos, através dos quais é fácil levantar dinheiro, mas não devem facultar cartões ou códigos a estranhos.

Há estudos segundo os quais os burlões abordam com "mais facilidade" pessoas "tristes e cabisbaixas" tentando aproveitar-se dessa situação de debilidade "com propostas encantadoras". A amabilidade excessiva é, muitas vezes, uma forma de ludibriar.

Sem comentários: