20/11/2007

A alma humana

Como eu gostaria de saber algo sobre a alma humana. se pudesse vê-la?
Será que tem forma, peso, cor, cheiro, ou, por outro lado, é uma espécie de ar denso que se mantém nas nossas mãos, que não pesa, que não tem cor, nem cheira a flores, que sobe se lhe dermos um jeitinho para cima com as nossas mãos que são reais, que pesam, que abrem e fecham com força, que cheiram a perfume se quisermos e que voltam a receber a alma que desce de novo com leveza? há tanta coisa que eu gostava de saber e não sei.

Hei-de voltar a este tema que me fascina. Digo, porém, que o homem é a coroa da criação e que se distingue dos outros animais pela sua posição vertical porque fala e porque raciocina. o corpo é o invólucro da alma e do espírito que nos foi dado para ser enobrecido por nós que o usamos e devemos tratar com cuidado para que seja saudável.

Transcrito do blog Pensamentos e divagações, publicado por Adelaide Quintas

6 comentários:

A. João Soares disse...

A transcrição deste post da nossa colega do CVS, é uma homenagem à sensibilidade com que escreve as suas «divagações». No seu blog deixei este comentário:

Se eu fosse egocêntrico, haveria de pensar que estas suas reflexões foram aqui publicadas para desafiarem um comentário deste simples mortal a quem a idade fez surgir o interesse pelas cogitações metafísicas, embora não muito profundas. E, como cresci e vivi a enfrentar desafios, agora aceito este com a possível força de alma.

O ser humano não é tão superior aos restantes animais, como o nosso egoísmo e vaidade nos levam a crer. Ao animais são inteligentes, comunicam entre si, resolvem com lógica e coerência os problemas que afectam a sua existência, como a organização dos grupos, as normas de comportamento, a disciplina e respeito pelos mais experientes, as afectividades, as emoções, etc. Há aspectos em que são muito superiores aos humanos, como, por exemplo, na sua eficácia logo nos primeiros tempos de vida, enquanto as crias humanas ficam dependentes dos progenitores durante quase um quarto da vida. Dizem alguns que a única superioridade do homem reside na capacidade para construir e utilizar ferramentas. Mas, mesmo neste aspecto, existem animais que são capazes de utilizar pedras para partir nozes e outros frutos duros.

A alma existe, embora, por não ser incorpórea, não seja fácil de definir. É visível e ninguém consegue ocultá-la a um bom observador. Observa-se nos olhos, nas feições do rosto, nos gestos, nas palavras, no que se diz e se escreve. É sentida das mais diversas formas. Já me aconteceu, ao fitar com admiração as «costas» de uma moça airosa de mini-saia que caminhava uns metros à minha frente, ver que ela, sem olhar para trás, tentou esticar a saia para baixo. Seria defesa por se sentir ameaçada pela minha líbido ou seria uma tentativa de reforçar a minha homenagem às suas linhas? A saia era opaca aos olhares da alma! Desviei a minha atenção e a moça serenou, mas quando um pouco depois me voltei a concentrar nela, repetiu o gesto anterior. Não evitou a mensagem da alma.

Não será isto a comunicação silenciosa da alma?

Desculpe ser tão palrador, mas desta forma dei mais energia à sua próxima abordagem dos mistérios da alma. Fico à espera da polémica sobre os vapores da vida, dos fios transparentes que conduzem as marionetas que somos.

Um abraço para a autora do post e para todos os componentes do nosso Clube Virtual de Seniores

Anónimo disse...

Pois que me desculpem os meus amigos, mas não acredito na existência de tal coisa. Dizem que a alma é imortal e incorruptível. Mas, a ser assim, o que é que acontece à alma dos doentes de Alzheimer e dos que nascem com graves deficiências cerebrais?
Será que a alma de um recém nascido está incompleta e crescerá à medida que o cérebro se desenvolve?
Convenhamos que são demasiadas interrogações (e não as formulei todas).
Uma coisa é certa. A ser verdade tal teoria, a da existência de alma, eu cá sou um desalmado...

A. João Soares disse...

Caro De Profundis,
Procure dar à palavra alma o significado de psíquico, e verá que já acredita nela.
O pensamento, as emoções, a inteligência, a memória, a vontade, o amor, o ódio, tudo isso transcende os limites do corpóreo e pertence a uma «espiritualidade», o psíquico, a filosofia de vida, a que muita gente chama alma. Não é preciso ligá-la a qualquer religião, porque em essência são todas iguais.
Quando se estuda «Psicologia do Crescimento» ou «Psicologia genética» depara-se com a existência de psíquico desde poucos dias após a concepção. A criança antes de nascer já se manifesta e aprende muito daquilo que se passa cá fora. A nossa colega do CVS Alexandra Caracol tem investigado e escrito muito sobre este tema. Sugiro uma visita demorada ao seu blog Violada mas não Vencida
Abraço

A. João Soares disse...

Caro De Proundis,
No comentário anterior, esqueci-me de referir a imortalidade da alma. Mas nisso não entro, porque se trata de crenças religiosas e cada um tem a sua. Os muçulmanos até acreditam na imortalidade do corpo dos heróis que vão encontrar-se com dezenas de virgens, de corpo e alma, porque se fosse só de alma não tinha grande interesse!!! Mas, mesmo assim, depois de se servir delas, já só podia ter «virgens» recauchutadas por cirurgia estética!
Aceito apenas a alma como significando o nosso psíquico e isso não contraria qualquer religião, é aceite pela ciência e pode servir de base a toda a filosofia do comportamento, do civismo do amor ao próximo, das mais puras virtudes, etc
PARABÉNS à autora de «A ALMA HUMANA» por nos dar esta oportunidade de falarmos em temas mais altos do que o futebol e as telenovelas!!!
Um abraço

Anónimo disse...

Li com a máxima atenção os comentários dos meu amigos. Como se diz que se aprende até morrer, eu acho que os comentários que acabo de ler, especialmente os do amigo João Soares que li mais do que uma vez, deles tirei bastante aprendizagem embora ache este assunto mais do que difícil de abordar.
Quanto ao nosso amigo que, duma forma engraçada se intitula "desalmado", que por sinal achei piada, tenho a dizer-lhe que, segundo as minhas ideias, (não tenho a mania da superioridade), entenda-se, mas discordo quando aos deficientes, aos bebés e aos doentes de Alzheimer. Porque não hão-de ter eles a sua própria alma se são tão humanos como nós embora com diferenças. Já ouviu falar no Rainy Man? Deficiente em alto grau, dependente do amor do Pai, mas com um cérebro altamente superior a outros seres que não são considerados deficientes. Se for ao You Tube, ele lá está.
Um Abraço
Adelaide
Daqui vou para o meu blog, ao tema da alma novamente, uma vez que andei fazendo mais umas pesquisas que achei interessantes e que gostaria de levá-las ao conhecimento dos meus amigos.
Relativamente ao meu amigo DESALMADO, não se preocupe, cada um pensa como quer e c entende. Pelo menos temos essa liberdade.

Adelaide

Anónimo disse...

Terminei mal o meu comentário, peço desculpa mas, como não está assim tão aberrante, os meus amigos compreenderão.

Adelaide