10/06/2021

CONVÍVIO DAS QUINTAS 210610

 O CONVÍVIO DAS QUINTAS, na semana passada não foi possível por o restaurante estar fechado, mas hoje arrancou novamente a provar que a AMIZADE tem um, ético, moral e social que merece tudo. A comparticipação de cada um é indispensável à semelhança do que se passa com cada carvão de uma lareira: se ele é afastado apaga-se e a lareira perde força. e se ele é novamente inseridos, a a lareira ganha eficiência com o reacender dele. A soma do calor de cada participante dá muito mais calor ao conjunto.














06/06/2021

A EUTANÁSIA E A IGREJA

 A eutanásia e a Igreja

Desde há muitos anos que em Trás-os-Montes existia o «abafador» que quando uma pessoa idosa estivesse doente, imobilizada, com sofrimento e sem esperança de melhorar, a família recorria ao indivíduo que ajudava no apoio de saúde e que se prestava, a dar a um doente irrecuperável, «morte santa» acariciando-o na cara de forma a fechar-lhe a boca e o nariz durante o tempo suficiente para não voltar a sofrer. Era o «abafador». Há cerca de 50 anos conheci uma senhora com cerca de 40, que era professora primária e muito católica e que dizia ter ajudado muitas pessoas a ter uma morte santa. Miguel Torga referiu nas suas obras estas personagens caridosas.

Agora, tal acto humanitário está a ser legalizado pela eutanásia. Mas esta vai prestar-se a crimes contra vidas, por interesses variados. A lei não garante comportamentos irrepreensíveis, como se viu com o primeiro confinamento que não impediu as festas do Avante, do 1º de Maio e outras de interesse político-partidário. O PM falou de casos de excepção que devem ser previstos para qualquer disposição legal. E a eutanásia arrasta muitos tipos de excepção, ao ponto de, após a legalização, o bispo espanhol de Alcalá de Heneres, Juan Antonio Reig Pla, ter publicado uma carta pastoral em que acusava o Governo de ter tornado a Espanha num «campo de extermínio».   

Possivelmente, entre nós, se vier a ser publicada lei semelhante, a Igreja não deixará de se manifestar de forma idêntica. Mas o ditado diz que «é melhor prevenir do que remediar» e, assim, seria melhor agir para evitar a publicação da lei do que obter depois a sua anulação. Já há médicos a afirmar que não participarão em tais actos de aniquilamento, porque isso vai contra a sua formação e os princípios que seguem de tudo fazer para respeitar a vida, no cumprimento do «juramento de Hipócrates» que fizeram após a sua formatura. «…A vida que professar será para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles ou com malévolos propósitos. Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres…»

O respeito pela vida deve ser um valor permanente e prioritário na acção de um bom político e de qualquer pessoa com sãs preocupações de moral, de ética, na sua conduta social. Nestas condições, manifesto meu respeito e muita admiração pelo senhor bispo Juan Antonio Reig Pla.

O artigo 24.º, n.º 1, da Constituição determina que "a vida humana é inviolável". E, há alguns dias, quatro juízes do Tribunal Constitucional acompanharam o acórdão final, mas subscreveram uma declaração de voto conjunta em que discordam que o TC não tenha feito um juízo de inconstitucionalidade do diploma "por violação do direito à vida".

Recordo que em artigo publicado em 24-04-2018, alertava para os seguintes perigos: «a eutanásia exige legislação muito cuidada e rigoroso controlo para evitar interesses de familiares, do Estado, dos hospitais, do serviço de saúde, etc.». Se a sua filosofia anti-natura, com desprezo pela vida dos outros e sem sensibilidade, tiver aprovação pelo PODER, acabarão por ser eliminados todos os que não produzem riqueza económica nacional, e pesam no orçamento do Estado, por serem idosos, deficientes, desempregados, doentes, criminosos, etc. Este novo tipo de pena de morte irá desinfestar a sociedade de «inúteis» que, com a evolução rápida das novas tecnologias, serão a maioria da população». Deixando, assim, de haver consumidores, são desnecessárias as novas tecnologias, o comércio fecha, são desnecessários hospitais, médicos, laboratórios e farmácias, os serviços públicos serão reduzidos, bem como o próprio governo, libertando muitos inúteis, candidatos à exterminação da espécie, à espera da oportunidade da eutanásia que acabará por lhes chegar.

21/04/2021

BOA DICA - SOS

Boa dica – SOS – Slower, Older, Smarter

(MAIS lento, MAIS velho, MAIS inteligente)

O Airbus A380 sobrevoa o Atlântico, indo pro aeroporto de destino.

O vôo calmo e estável à velocidade de 850 km/h e 30.000 pés é interrompido quando, de repente, um Eurofighter aparece em Mach 2. 

O caça desacelera, voa ao lado do Airbus e seu piloto cumprimenta o colega pelo rádio.

Piloto de Combate:

- Entediante o vôo ?

Piloto do Airbus:

- O que ?

 O piloto do caça reverte, acelera, quebra a barreira do som, sobe a altura vertiginosa, em seguida, volta para baixo quase ao nível do mar, num mergulho fenomenal. Reduz a velocidade e volta pro lado do Airbus e pergunta:

- O que vc achou disso ?

O piloto do Airbus responde:

- Impressionante, mas agora olhe você para mim. 

O piloto de caça olha pro Airbus, mas nada acontece. O avião comercial continua a voar em linha reta e nivelado com a mesma velocidade e altitude.

Após 5 minutos, o piloto do Airbus diz no rádio:

- E você, o que achou ?

O piloto do caça pergunta confuso:

- Mas o que você fez ?

O piloto comercial ri e responde:

- Levantei da cadeira, estiquei as pernas, fui ao banheiro, tomei um café, comi um croissant e marquei um happy hour com a tripulação num hotel 5 estrelas pago pelo meu empregador...

*MORAL DA HISTORIA*

Quando você é jovem, velocidade e adrenalina parecem ser excelentes companhias. Mas à medida que você envelhece, conforto, paz e sabedoria devem ser priorizados.

Isso se chama “S.O.S” que em inglês é: Slower, Older, Smarter, traduzindo: MAIS lento, MAIS velho, MAIS inteligente.

 

Dedicado a todos os amigos que, como eu, estão no S.O.S.

23/03/2021

DEFENDER O INTERESSE NACIONAL

 

Defender o interesse nacional

Todas as funções devem ser entregues a pessoas competentes, bem preparadas para o seu desempenho, pois só desta forma são obtidos bons resultados e se evolui. Se assim não for, perde-se tempo e matéria prima e oportunidade de formar bons trabalhadores.

Para isso as pessoas não devem ser colocadas por amiguismo, mas sim por competência demonstrada, ou que tenham apresentado ideias, projectos e soluções para os problemas existentes. Só desta forma se podem esperar os resultados desejados. E não bastam ideias vagas, mesmo que muito lindas, pois o que interessa são soluções com resultados e vontade de os realizar.

Principalmente nas funções de interesse público, além de ideias práticas, é indispensável sensatez, amor à nação, para poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Por exemplo, passados vários anos a ser gasto muito dinheiro público para a hipótese de ser construído um aeroporto no Montijo, ainda nada está decidido definitivamente. Mas há cidadãos conscientes da sua responsabilidade de colaborar com propostas na gestão dos assuntos nacionais e um grupo de cientistas tomou a iniciativa de pedir a avaliação não condicionada do projecto do aeroporto que deve ser devidamente avaliado de forma ambiental e com estratégia alargada e fundamentada, por técnicos independentes e não condicionados por interesses específicos. Os cientistas pretendem uma avaliação com base em planos e projectos nos quais a nova estrutura se venha enquadrar, com realismo e possibilidades técnicas, sem afectar desnecessariamente os interesses regionais.

11/03/2021

A MULHER E TU, por Albertino Veloso

A MULHER E TU

Dia Internacional da Mulher

(a minha homenagem)

Se te cruzares com uma mulher sorri-lhe e cumprimenta-a amavelmente.

E se passares por ela num passeio cede-lhe a parte de dentro.

Se fores entrar (ou sair) com uma mulher pela mesma porta deixa-a passar primeiro, devendo tu segurar a porta aberta até ela a transpor.

Não repreendas a tua mulher em público. Se tiveres de lhe corrigir alguma distração fá-lo de modo que ninguém se aperceba.

Deves lembrar-te de que ela é um ser humano e que tu não és perfeito.

Toda a mulher te deve merecer inteiro respeito, quer seja a tua mãe, a tua irmã, a tua esposa, a tua namorada, companheira ou amante. Ou até mesmo uma prostituta (a prostituição feminina não é um defeito da mulher, mas sim da sociedade).

Se vires uma mulher a chorar limpa-lhe as lágrimas. Será um gesto que lhe poderá mitigar a dor; se a vires no chão dá-lhe a mão para a ajudares a levantar; se a vires abatida “empresta-lhe” um ombro onde ela possa apoiar-se e tomar algum alento.

Habitua-te a olhar para uma mulher como sendo uma fonte de vida e não como um objeto de teu uso pessoal. A mulher tem personalidade e vontade próprias, não podendo estar na dependência de caprichos masculinos. Respeita essa dádiva da Natureza.

Não dês ordens a uma mulher; pede-lhe por favor. Tu não és o seu rei nem ela é tua escrava. A mulher deve caminhar a teu lado e não atrás de ti.

Evita chamar “gorda” ou “feia” a uma mulher, porque irás ferir o seu amor próprio. Recordo-te de que aquela a quem chamas gorda pode sofrer de uma qualquer patologia que por si só já é bastante para a tornar infeliz; e aquela a quem chamas de feia pode ser dotada de uma beleza interior que faz dela uma pessoa excecional.

Não guardes as rosas para quando a tua mulher morrer, dando-lhe em vida os espinhos. Dá-lhe as rosas enquanto ela for viva.

Se a mulher é o ser mais perfeito do Reino Animal, a tua só pode ser para ti um animal sagrado.

Lembra-te: MULHER é esposa, companheira, namorada, amante, avó e, acima de tudo, MÃE. Sem ela tu não existirias; e o Mundo, tal como o conhecemos, também não. ESTIMA-A. RESPEITA-A.

OBRIGADO A TODAS AS MULHERES POR EXISTIREM.

 

Publicado em 8-3-2017, por Albertino Veloso.

Em 8-3-2021, o autor participou nas festas do «Dia internacional da Mulher» com a leitura deste texto que achei de grande significado como uma boa lição de civismo perante as mulheres em geral. Depois mostrei-lhe interesse em o ler, felicitei-o e mostrei-lhe gosto em o publicar. Agradeço a amabilidade da autorização que concedeu. 

Um forte abraço ao Amigo Albertino Veloso.

18/02/2021

EUTANÁSIA

 Deparei com as seguintes notícias:

-Eutanásia: Diploma segue para Belém amanhã
-Cardeal-patriarca de Lisboa defende "inviolabilidade" da vida humana
-Eutanásia: 10 juristas dão a cara em campanha sobre inconstitucionalidade
-Juristas católicos pedem a Marcelo fiscalização preventiva da Eutanásia.

Perante as «excepções» às «leis» sobre a vacinação, acho de relembrar o seguinte texto que publiquei em 24-04-2018 sobre a eutanásia que transcrevo a seguir:

EUTANÁSIA OU O FIM DA HUMANIDADE
http://domirante.blogspot.com/2021/02/agir-por-portugal-e-nao-contra-partido.html

Inicio este texto com a transcrição de desabafo do amigo JCM acerca da EUTANÁSIA:
«… assistimos agora a toda esta polémica no pseudo Serviço Nacional de Saúde! Isto são "tretas" para distrair o pagode. O chamado SNS não existe! Existe sim a execução deliberada, só não vê quem não quer, da política das Esquerdas, de pôr em execução, sem necessidade de legislação, a EUTANÁSIA.

«Quando há hospitais com listas de espera de 5 anos para consultas e intervenções cirúrgicas URGENTES, como classificar? Assassínio? Não podemos, porque o assassínio está muito rigorosamente identificado no Código Penal. Consequentemente, esta decisão de protelar consultas, exames, cirurgias, contratação de profissionais, liquidação de dívidas aos fornecedores e profissionais de saúde, cativação de verbas orçamentadas, etc. etc. vem ao encontro das políticas defendidas pelas Esquerdas que defendem a EUTANÁSIA para resolver os milhões de problemas da maior conquista do 25A (!)! O Serviço Nacional de Saúde que fica complementado com a EUTANÁSIA !!! Assim, sim! As pestes grisalhas são reduzidas à sua expressão mínima, as crianças de todas as idades são deixadas morrer sem assistência nos corredores dos hospitais, tal como se fazia em Esparta nos anos 500 AC !!! E os militares ? Idem idem, aspas aspas! O ministro da dita Saúde bem disse: "Somos todos Centenos!" E os …? Também são Centenos? Pelo andar da carruagem são. Eu não sou! Sou paciente da EUTANÁSIA mas sem intervenção dos Centenos.

«Ouve os comentários e pareceres dos profissionais de saúde vertidos nos canais tv e consegues um artigo de se tirar o chapéu. Tem que ser rápido. Para a semana já os temas serão outros. As Esquerdas são sábias nos disfarces e dissimulações.

«Os carrascos directos estão bem identificados: Os ministros das Finanças, da Saúde e da Segurança Social. Tem graça haver um ministro da Segurança Social quando os doentes morrem como tordos por não serem atendidos nos centros hospitalares e, os que conseguem ser atendidos, não dispõem de meios financeiros para adquirirem os medicamentos!

«Ainda tenho a acrescentar que os "carrascos" são apadrinhados pelos outros "esquerdofrénicos", encabeçados pelos "eleitos" 1º ministro e Presidente desta República!!!...»

A EUTANÁSIA exige legislação muito cuidada e rigoroso controlo para evitar interesses de familiares, Estado, hospitais, serviço de saúde, etc. Recordo o que ouvia na minha infância acerca do crime da poça das feiticeiras, em Ranhados, freguesia vizinha de Viseu, em que um rico proprietário agrícola, na tarde do dia da malha de centeio foi encontrado morto na represa do ribeiro recaindo as suspeitas sobre a filha e o genro que pretenderiam a antecipação da herança do velho.

Mesmo antes de sair lei sobre o assunto, já há procedimentos que podem ser inseridos nas finalidades laterais pretendidas por forças de pressão a favor da EUTANÁSIA, como refere o desabafo do amigo atrás citado.

Os apoiantes da EUTANÁSIA, se a sua filosofia anti-natura, com desprezo pela vida dos outros e sem sensibilidade, tiver aprovação pelo PODER, acabarão por ser eliminados todos os que não produzem riqueza económica nacional, e pesam no orçamento do Estado, por serem idosos, deficientes, desempregados, criminosos, etc. Este novo tipo de pena de morte irá desinfestar a sociedade de «inúteis» que, com a evolução rápida das novas tecnologias, serão a maioria da população.

E depois? Para que serve tal tecnologia avançada se deixa de haver consumidores? Para que servem médicos, porque deixa de haver doentes? Para que servem os hospitais? Para que servem os laboratórios de medicamentos? E para a população tão diminuta daí resultante, para que são necessários tantos deputados, um governo a ocupar tanta gente, tantas instituições, comissões, grupos de trabalho a ocupar tanta gente a consumir tanto dinheiro? Para quê tanto tacho para «boys» e «girls»?

Tal desinfestação acabará na extinção da vida humana no planeta. E ficarão apenas os robots isolados a efectuar os seus programas sem a mínima utilidade, por não haver utilizadores em quantidade adequada.

Afinal para que houve tanto interesse em terminar com a pena de morte? Se a que existia servia apenas para eliminar criminosos, e a que aí vem será aplicada a inocentes, apenas por que não são produtivos e são considerados pesados ao erário, numa sociedade escrava do vil metal e em que não se tem respeito pela vida, o bem-estar e a felicidade das pessoas.