24/10/2016

VISCO DÁ SORTE



O visco, tradição e simbolismo

Beijar sob o visco indica boa sorte no amor

Em preparação para o Natal, nunca devemos esquecer o tradicional visco. Alguns ramos de visco como centro de mesa, em janelas ou paredes farão com que entremos com o pé direito em 2015.

O visco é muito comum, especialmente em países anglo-saxões, como um símbolo de boa sorte no amor. A sua história remonta ao início do século XX, quando em França e Inglaterra os mendigos estavam acostumados a pedir dinheiro durante as festas de Natal com visco nas mãos.

Além disso, se for utilizado como elemento decorativo, é por todos conhecido o ritual de dar um beijo quando se passa por debaixo do visco. Deve ser pendurado um ramo de visco no tecto ou sob a porta da frente e, sempre que duas pessoas se encontram debaixo do visco, é suposto beijarem-se e agarrar um fruto dos ramos. A tradição dita que as mulheres que recebem um beijo sob o visco no dia 24 de dezembro terão muito boa sorte com o seu parceiro actual ou, no caso de ser solteira, ​​vai encontrar o amor em 2015. Antigamente, as lendas diziam que este beijo levava ao casamento.

Depois de todos os frutos serem arrancados do visco, não se deve continuar a acção de beijar sob a planta, facto que a maioria das pessoas, muitas vezes, esquecem.

Desde a antiguidade, a sua simbologia também está associada à fertilidade, devido à sua capacidade de reprodução, bem como à sua capacidade de permanecer sempre verde, mesmo nos períodos de hibernação.

Também está associado com boa saúde: no fim de cada ano, os sacerdotes costumavam distribuir visco para que as pessoas o guardassem em suas casas, pois acreditavam que assim evitavam os espíritos malignos.

NOTA: Est texto foi extraído do blog JARDILAND.

2 comentários:

Fê blue bird disse...

Amigo João, estamos sempre a aprender :)
Desconhecia por completo esta tradição, agora como já sei vou experimentar :)

Um beijinho

A. João Soares disse...

Há dias a nossa Amiga Circele disse que no Brasil desconhecem o visco. Agora recordei-me que na minha terra lhe chamam azevinho Fui à internet e vi que são mais ou menos a mesma coisa. Retirei de lá sta frase:

«O azevinho (Ilex aquifolium), também chamado azevim, azevinheiro, pau-azevim e sombra-de-azevim[1], é um arbusto de folha persistente da família das Aquifoliaceae, cultivado normalmente para efeitos ornamentais devido aos seus frutos vermelhos.»

Espero que tenha sorte com o seu ramo!!!
Beijos A João