15/10/2016

DIA DO PROFESSOR



A Minha Amiga brasileira Celle que foi professora durante a sua vida activa e agora faz florescer a amizade e ajuda a crescer os seus netos em saber e aplicação dos valores éticos, disse-me que no Brasil é dia do professor e desafiou-me a fazer uma referência a esta data. Não lhe podia dizer que não pelo que ela merece e porque o dia do professor deve ser bem comemorado e bem meditado pelos contemplados.

Um professor ou uma professora são o complemento ou substituto dos pais de uma criança para lhe ensinar as bases do conhecimento que lhe servirão, durante a vida, para ir formando a sua personalidade orientada pelo civismo, isto é, pelo respeito pelos outros, pela solidariedade na convergência de esforços para tudo ser feito com a intenção de tornar a humanidade mais harmoniosa e pacífica e sempre preocupada na inovação e na melhoria de tudo o que nos cerca – as tecnologias em acção - para que a vida seja sempre mais frutuosa para benefício da colectividade.

O professor, além de ensinar a ciência, deve dar aos alunos pistas para a utilizarem na vida prática, no sentido mais humano e civilizado. Enfim, além de transmitir ciência, um bom professor preocupa-se com a educação e a formação de pessoas.
Nunca devemos esquecer que, nas menores acções, devemos ser mais correctos do que os animais selvagens, para merecermos o epíteto de animais racionais. Infelizmente, ainda temos muito a aprender com eles.

NOTA: Este texto é transcrição daquele que publiquei no Facebook e no Google+.

Sem comentários: