31/12/2015

Simbologia do Ano Novo

                                
                                  Mensagem de Ano Novo de 2016
                                           Por Zélia Chamusca

O Ano Novo é renovação no sentido lato do termo.
A celebração do Ano Novo remonta às sociedades primitivas sendo bastante anterior aos sumérios.
Nestas sociedades a renovação estava relacionada com as diferentes culturas de cereais e frutos em cada uma das estações do ano, ou seja, o conceito de renovação estava associado às reservas alimentares. Assim,  a festividade do Ano Novo era escalonada pelas diferentes estações, dependendo dos cereais cultivados e do amadurecimento dos frutos. A celebração  era feita através de rituais que asseguravam a continuidade da vida em toda a comunidade.
A diversidade da duração do período que, independentemente da cultura dos povos da antiguidade,  era atribuída ao ano, nunca minimizava a importância conferida ao fim de um período de tempo e ao início de novo período.
Em todas as sociedades, a renovação  implica um nascer de novo.
Na cultura cristã, o nascimento de Cristo, é o símbolo da renovação,  considerado o Homem Novo, porque reflete fielmente a imagem e semelhança do seu Criador seguindo de perto o exemplo de Deus, sendo o amor o atributo principal que nos veio transmitir.
 “ Eu vos dou um mandamento novo: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34).”
Muito haveria a dizer, porém, permito-me, apenas, referir, sinteticamente, três aspectos relevantes na simbologia do Ano Novo, enquanto renovação:
 Cronológico, cosmogónico e ontológico.

a) Cronológico
A cronologia (do grego “chronos”, tempo e “logos”, estudo) é a ciência cuja finalidade é a determinação das datas e a ordem dos acontecimentos históricos.
A cronologia do tempo é, entre nós, determinada pelo calendário gregoriano porque foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) e é também chamado  calendário Cristão porque tem como data o nascimento de Cristo.
O Ano Novo sucede ao final de um ciclo temporal para, anulando o passado,  dar lugar ao futuro, condição necessária para o nascer de novo, para o recomeço de um novo ciclo cronológico.
É a renovação do tempo.
b) Cosmogónico
A cosmogonia  (do grego “cosmos”, que significa universo, e “gonia”, que quer dizer geração, nascimento), é  a parte da metafisica que estuda a origem  e criação do universo.
Trata-se de uma especulação filosófica sobre a origem e formação do mundo que se encontra em muitos mitos religiosos e na filosofia dos pré-socráticos, principalmente em Tales de Mileto, o primeiro a defender   que a  água era a base primeira de tudo quanto existe.
A  celebração da passagem do Ano Novo é, como atrás referi, um ritual antiquíssimo, celebrado em datas variáveis, que já existia antes da época suméria e, independentemente das diferentes culturas dos povos, mantem, ainda hoje, a mesma simbologia mítica da renovação como sendo  uma retomada do tempo no seu começo e, por outro lado,  uma repetição cosmogónica, isto é, a passagem do Caos à Cosmogonia, ou seja, a passagem do espaço vazio primordial às origens.
O Ano Novo é, assim, um recomeço, é renascer. É renovação.

c) Ontológico
A ontologia (do grego “ontos “ ente e “logoi”, ciência do ser) é a parte da metafísica que trata da natureza, realidade e existência dos entes, do ser enquanto ser, ou seja, do ser concebido como tendo uma natureza comum, inerente a todos e a cada um dos seres .
Nesta natureza comum, no reino vegetal as plantas, compostas de matéria inerte, são dotadas de vitalidade. Elas não pensam, não têm mais do que a vida orgânica. Podem ser afetadas por ações sobre a matéria, mas não têm percepções; por conseguinte, não têm a sensação de prazer ou dor. Como não pensam, não podem ter vontade, e não têm consciência de si mesmas; nada mais possuem que um instinto natural e cego, o próprio instinto de conservação que é puramente mecânico.
Contudo, elas renovam-se dando-nos prova de eterna renovação cujo processo  começa pelo seu declínio, geralmente, na aproximação do final do ano para  o seu renascer após o início do Ano Novo.
O processo de renovação da natureza, constatamo-lo, pois, nas plantas, nos arbustos, nas árvores com o renovar da folhagem e o desabrochar das flores, a formação dos frutos, etc. Sentimos a renovação no reflorescimento de toda a flora terrestre através da beleza que encanta o nosso olhar e o aroma que docemente nos inebria fazendo-nos pensar, embora momentaneamente, que vivemos num verdadeiro paraíso.
Este paraíso terrestre com que o renovar da natureza assola os nossos sentidos é demasiado efémero nos nossos sentimentos pois não nos dá tempo para reflexão sobre este fenómeno tão natural,  a renovação.
E nós, humanos, que  nos sobrepomos aos restantes entes criados, dominamos  todas as outras classes por uma inteligência especial, ilimitada, que nos dá a consciência do nosso futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de algo que nos transcende, pergunto:   
Qual o nosso contributo na renovação da sociedade em que estamos inseridos?
A natureza renova-se, permanentemente, num ciclo eterno, mas, nós não reparamos, não sentimos, não pensamos, a não ser por efémeros momentos, especialmente na primavera contemplando a natureza e, talvez, na Páscoa da Ressurreição,  no nosso contributo na renovação do mundo.
O verdadeiro símbolo do Ano Novo é a renovação. A renovação que parte do nosso interior, “stricto sensu,” e o nosso papel no mundo, “lato sensu”.
Qual o nosso contributo, repito, para esta passagem, para o recomeço de um Novo Ano para que seja um ano de paz, amor e fraternidade?
Nós, seres humanos, com natureza comum a todos os seres criados, não pensamos, que  não só, tal como toda a natureza, todos os seres criados por Deus , “Deus sive Natura”, segundo terminologia de Espinosa, não só, repito, que tal como ela nos devemos renovar, e, temos o dever moral de nos renovarmos pois, somos dotados das principais características que nos diferenciam  de todos os outros seres: a consciência, o pensamento, o livre arbítrio, a responsabilidade moral; atributos que nos colocam no cume da pirâmide hierárquica da natureza, da criação.
É nossa a responsabilidade pelo mundo, por este mundo cruel onde prolifera a corrupção, a ganância, a fome, a guerra, a destruição, etc.
E nós, quando renovaremos o nosso coração?
Tentemos, neste Novo Ano de 2016, fazer deste caos terreal em que nos movimentamos, um jardim eterno e paradisíaco, mesmo que isto seja sonho de poeta, depende de nós torná-lo realidade, empenhando-nos na construção   duma sociedade de amor e de paz, aromatizada com o bálsamo da fraternidade onde reine a verdadeira essência do Natal seguindo a Mensagem que Jesus nos veio de novo lembrar:
 “Eu vos dou um mandamento novo: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34)” 
                                                                        Zélia Chamusca

                                                                           Ano Novo/2016

3 comentários:

A. João Soares disse...

Uma boa lição para aumentar os nossos conhecimentos. Muito obrigado.
Portanto a renovação é fenómeno natural que foi aproveitado pelas religiões como o cristianismo tem mostrado. Mas o povo e, principalmente os governantes têm esquecido ou ignorado os grandes ensinamentos. A sociedade actual precisa de uma grande renovação que seria bom saísse da vontade unânime de todos, de cada um de nós que deve fazer o melhor aproveitamento desta quadra festiva para meditar na VIDA DA HUMANIDADE, na necessidade de um novo Cristo e que ele seja um ente colectivo, com cada um de nós a criar forças determinadas, sem hesitações, para transformar toda a nossa vida no sentido da dignidade, da honestidade, do respeito pelos outros, da generosidade, começando por lhes DAR EXEMPLOS DE SOLIDARIEDADE CRISTÃ. O Mundo precisa de uma grande reforma que tem que começar dentro de cada um, e será bom aproveitar esta DATA FESTIVA DO NATAL e do início de um NOVO ANO para dar o primeiro passo com determinação de nunca desistir dos bons propósitos. Se cada um seguisse as lições do redentor, desde já, o NOVO ANO seria maravilhoso, sem atentados, nem terrorismo, nem a tragédia de refugiados. Todos os povos do Mundo deviam olhar seriamente para o exemplo dado pela Índia e pelo Paquistão que, depois de anos de relações difíceis, decidiram dar as mãos e reconstruir a PAZ. Um BOM EXEMPLO, uma LIÇÃO AO MUNDO. http://www.tsf.pt/internacional/interior/india-e-paquistao-a-paz-finalmente-4953286.html A João Ian Soares

Zélia Chamusca disse...

A.João Soares,

Ainda bem que apreciou o que escrevi. Não tem nada que agradecer.
Eu tive necessidade de uns momentos de reflexão e escrever a Simbologia do Ano Novo que sendo em parte um mito é, de certa forma, a realidade que se evidencia na natureza e nós limitamo-nos a lançar foguetes fazendo festa sem pensar no que significa a passagem do ano dando inicio a um novo ciclo cronológico,no calendário cristão. Faço o que posso e oxalá que o que escrevi sirva para uns momentos de reflexão a quem lê.

Tudo o que A João Soares refere no seu comentário é a triste verdade no mundo e o pensamento e reflexão de um homem culto e inteligente.

Se todos pensássemos no que, aqui, pretendemos alertar estou certa de que conseguiríamos criar um mundo novo, um mundo renovado de paz e fraternidade.

Desejo para todos nós esta paz e fraternidade, no ano que agora começa.

Abraço fraterno,
ZCH

A. João Soares disse...

Amiga Zélia,

Poderão dizer que as nossas ideias são utópicas, mas o Mundo em evoluído com utopias, com sonhos aparentemente irrealizáveis. Cristo também o foi e continua a ser lembrado por muitos. Júlio Verne foi utópico, mas muitas das suas fantasias já se tornaram realidade. Oxalá apareçam muitos utópicos e que as pessoas meditem nas suas fantasias. Peço-lhe que não se canse de lutar poe UM MUNDO MELHOR.

Beijo de muita consideração
A João Soares