14/12/2014

O Verdadeiro Sentido do Natal




                                         Por Zélia Chamusca

 Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, não se sabendo ao certo quando nasceu, pressupõe-se que terá nascido há 2016 ou 2018 anos, embora segundo o calendário gregoriano, o calendário cristão que seguimos, tenha nascido há 2014 anos e começado a ser celebrado pela igreja Católica, no terceiro século d. C.
O verdadeiro sentido do Natal é o amor:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele " (João 3:16-17).

E, assim, Jesus deixou-nos a Sua Mensagem de Amor:
“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (João 13,34).
Seria bom que refletíssemos sobre isto para encontrarmos o verdadeiro sentido do Natal seguindo Jesus.
Tudo o que há de verdadeiramente bom encontramo-lo através do Seu amor, seguindo o Seu caminho.
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6).
Como poderemos celebrar o Natal se não seguirmos Jesus Cristo?
Será que O seguimos, quando:
A cidade está iluminada pelas luzes festivas do Natal e na rua dormem pobres ao frio, à chuva e à fome?
Quando alguns enchem as lojas comprando presentes de marcas de grifes caríssimas: Louis Vuitton, Prada, Lanvin, Chanel,  Jimmy Choo, Cartier, Gucci, Hermès Paris, Rolex, Christian Dior; enquanto outros ficam sem subsídio de Natal não sendo pago aos funcionários públicos e roubando-o aos reformados, para pagarem (dizem) a crise que os maus governantes e a corrupção originaram?
Quantos ficam, neste Natal, sem condições para poderem fazer a sua ceia de Natal; quando há  ricos que estão cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres?
Quando destroem a classe média que em breve estará mais pobre que os pobres?
Quando fecham hospitais, encerram empresas, fecham tribunais, destroem estruturas sociais mandam emigrar os jovens desempregados, aumentam o desemprego cortam os ordenados e roubam as reformas aos reformados?
Repito, quantos ficaram neste Natal sem dinheiro para poderem fazer a sua ceia de Natal?   
Celebrar o Natal  é comer, beber, comprar os presentes de marcas de grifes caríssimas e encher-se à custa dos que são explorados?
Celebrar o Natal são festas luxuosas, banquetes, é ter a mesa cheia com caviar, lagosta e lagostim até fartar,  e, Moët & Chandon, Perrier Jouët ou Veuve Clicquot Ponsardin, enquanto há, em Portugal, mais de dois milhões de pobres em extrema pobreza?
Para que celebremos o Natal é necessário que haja Natal. O que atrás descrevo não é haver Natal.
Como celebrar o Natal se não há Natal?
Só quando houver Natal poderemos celebrá-lo.
Natal é nascimento, nascimento de Jesus Cristo que, ciclicamente, se repete como num ciclo de eterno retorno, de renovação. 
Natal é renovação dos nossos corações abrindo-os ao amor e fraternidade seguindo Jesus Cristo, na Sua Mensagem de Natal:
“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (João 13,34).
Só quando nos amarmos uns aos outros como Jesus nos ensinou, poderemos, unidos pelos laços da fraternidade, celebrar, cantando em uníssono, o Natal – FELIZ NATAL!

                                                                   Zélia Chamusca
                                                                                                                                                                                  Dezembro / 2014


Fonte de imagem - Google

2 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Zélia Chamusca,
Os meus agradecimentos e parabéns por aqui colocar um texto tão adequado a esta quadra festiva: uma data em que se renovam as ideias de fraternidade e se fazem projectos de mudança para sermos melhores a partis de agora num Novo Ano. E não devemos falar nestes propósitos, apenas no período natalício, mas em permanência, como vem sendo propósito deste blogue em que se defendem perseverantemente os valores éticos que devem estar sempre presentes no relacionamento entre as pessoas. Aliás a poetisa Zélia Chamusca é uma lutadora emérita pela difusão e observância dos valores cristãos como se pode ver no seu recente livro UM MUNDO MELHOR.O Natal deve ser aproveitado para darmos um salto em frente no fortalecimento da solidariedade, do amor ao próximo, porque a nossa felicidade aumenta com a felicidade que conseguirmos transmitir aos outros. Este texto constitui um óptimo presente de Natal que merece ser muito apreciado e interiorizado pelos visitantes.
E isto deve sobrepor-se aos actos comerciais e de ostentação que, abafam os sentimentos que devem ser priorizados, para bem da humanidade.

Votos de um Feliz Natal e de muito bons projectos para 2015.
Beijo
A João Soares

Zélia Chamusca disse...


A.João Soares, fico feliz por ter apreciado o que escrevi, que brota da minha alma com tristeza permanente, por sentir que não há quem queira ver a realidade porque o espírito humano entrou em decadência moral de valores éticos e humanos.
Repito, o espírito humano entrou em decadência e, apenas, floresce a pornografia obscena do pensamento numa incoerência deturpada da noção dos valores privilegiando o egoísmo, única forma de amor que existe no mundo. É necessário renovarmos os nossos corações para que, então, sim, possamos celebrar o Natal.
Feliz Natal!
Abraço fraterno,
ZCH