05/12/2014

CUIDADOS CONTRA O FRIO


Desejando que evitem os perigos do cfrio transcreve-se o seguinte artigo:

Proteção Civil emite aviso à população devido ao frio
05 de Dezembro de 2014 às 17:15 Por Lusa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido às previsões de tempo frio para os próximos dias.

Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma "diminuição progressiva da temperatura mínima nos próximos dias, com condições de tempo frio e seco e acentuado arrefecimento noturno".

Face às previsões meteorológicas, a ANPC chama a atenção para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

A Proteção Civil diz também que é necessário ter "especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda ainda especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.

Na nota, a ANPC destaca também as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, nomeadamente que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, o uso de várias camadas de roupa, a ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor.

2 comentários:

Celle disse...

Cuidem-se bem meus amigos, todos vocês são muito importantes neste nosso espaço.
Protejam-se...

A. João Soares disse...

Querida Celle,
Muito agradeço a visita oportuna e o seu cuidado connosco. Cada um de nós tem por dever preservar a saúde e o bem-estar, na medida do possível. Temos que fazer face às alterações dos padrões habituais do clima. O planeta está mudado e não podemos ficar agarrados aos hábitos de anos anteriores.O frio não mata, como vemos nos exemplos dos esquimós, mas temos que nos proteger de forma conveniente.

Beijo
AJS