13/01/2014

COMO UMA SÒ LETRA PODE DEFINIR UMA ÉPOCA…




Portugal, desde o séc. XX, tem estado sujeito a dois lemas:

1 - No Estado Novo (1926-1974), nos termos de Salazar, o lema era: "Deus, Pátria e Família!"

2 - Por espantoso que possa parecer, o lema tem sido praticamente igual, apenas aumentou... Uma letra. De facto, o lema, sugerido pelos diversos governantes, que Portugal ultimamente tem seguido, é:  
"Adeus, Pátria e Família!"

2 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Houve alterações na qualidade dos políticos. E estas alterações provêm das que se verificaram na sociedade de onde eles vieram.
E há outro aspecto: a democracia não permite que se escolhem os melhores cidadãos, mas apenas aqueles que se candidatam com o apoio de coniventes e cúmplices com os quais formam listas, raramente bem recheadas.

R, com isso, dizemos adeus a tudo o que tinha valor e qualidade e acabamos por ser vítimas, mesmo que indirectamente, de corrupção, tráfico de influências, negociatas, promiscuidade entre interesses públicos e interesses privados,etc.

Abraço
João

Luis disse...

Caríssimo João,
Por isso mesmo há que responsabilizar os (des)governantes que temos. Como, não sei! Mas qualquer dia haverá desgraças... Por enquanto tem havido suicídios mas com o agravar das condições do Povo não sei o que possa acontecer! É que não tem havido equidade, cuidado e moral nas medidas até agora tomadas.
Um abraço amigo e solidário.