08/08/2013

ECCE FRANCISCUS




Papa Francisco:
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio é o 266º Papa da Igreja Católica e actual chefe de Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.
Wikipédia: Nascimento: 17 de dezembro de 1936 (76 anos), Buenos Aires, Argentina - Filiação: Mario Jose Bergoglio, Regina Maria Sivori

4 comentários:

Celle disse...

O Papa é um jesuita de alma franciscana, suas atitudes e suas palavras demonstram humildade, simplicidade, carisma e fé. Espera como pontífice motivar os fiéis a agirem como verdadeiros cristãos.
Sua filosofia, meu caro, manifestada em suas mensagens, confirmam uma semelhança de pensamentos.
bjs
celle

A. João Soares disse...

A Amizade da Celle enternece-me. A comparação é lisonjeira. E exagerada. É que na vida nada é linear. Quando aqui defendemos que vale mais o SER do que o TER, não é totalmente correcto, pois quem É precisa de TER condições «logísticas» para exprimir as suas qualidades, as suas ideias, as suas utopias. Francisco está numa situação em que caga gesto, cada ideia expressa, pode ter um efeito incalculável na humanidade, mesmo longe da cristandade. Prevejo que ele gera uma revolução social dando mais realidade aos preceitos de Cristo, do que em qualquer momento da história cristã.

Procuro, com os meus modestos poderes, ajudar nisso através de posts e comentários aqui colocados.

Beijos
João

Celle disse...

João, sabemos que existem leis universais que independentes desta ou daquela religião devem se observadas para que nos tornemos pessoas melhores. O ser humano precisa ser educado para polir seus modos, tornar-se sociável e fraterno.O Homem com “H “ é aquele que já se aprimorou vencendo as limitações com seu esforço, dedicação e persistência, estes são dignos de elogios, de reconhecimentos por parte daqueles que com ele convivem. Está no meio o equilíbrio, em tudo na vida. Como disse, ninguém consegue “ser” se não possui o necessário para sua sobrevivência. Quem passa dificuldades de qualquer ordem não sente ânimo nem disposição para se esforçar e ser melhor, irá primeiro se preocupar com o estômago que ronca, com o frio que o estremesse, com o cobrador, com o filho doente, ou sem escola, com perda de trabalho etc, etc. Nada disso faz o indivíduo bandido nem corrupto mas, dificulta ou demora ele “ser”. A pessoa que “É”já se tornou íntegra, digna, tem caráter ilibado, já apreendeu muito mais do que outras, se realiza entre o ser e o ter e faz a diferença!
bjs
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle

Obrigado por estes ensinamentos maravilhosos.
A propósito do TER e do SER, há dois ou três anos, um «sem-abrigo» que pernoita na principal rua da Baixa de Lisboa, a Rua Augusta» recebeu um valioso prémio de lotaria, Com ele pagou bebidas aos clientes do seu café preferido conforme declarou o proprietário. E rapidamente voltou a não ter nada. Disse que é «sem-abrigo» por vocação e que assim se sente feliz. Um filósofo bem humorado que se ajusta ao que consta dos textos seguintes:

- Dinheiro não dá felicidade
- Dinheiro não é o essencial
- Mark Boyle: Há um ano sem dinheiro
- Papa Francisco:o revolucionário da simplicidade
- Elogio da simplicidade