19/05/2013

Orquestra construída do lixo



O mundo envia-nos lixo  e nós devolvemos-lhe música». 
Disse Favio Chávez, o director da Orquestra dos Reciclados.
A orquestra é composta por jovens de Cateura, uma povoação situada numa das maiores lixeiras do Paraguai.

A orquestra faz parte do projeto «Sonidos de la Tierra» (Sons da Terra), que utiliza a música e a reciclagem para dar outro futuro aos jovens pobres do país. Inicialmente, em 2006, os jovens tocavam com guitarras emprestadas, mas começaram a surgir tantas crianças que não havia instrumentos para todos. Um violino custa muito dinheiro! Por isso, os jovens constroem os instrumentos a partir de materiais encontrados na lixeira: bidões, tubos de água, garfos, colheres, botões…
A orquestra já tocou em mais de 80 concertos, incluindo no estrangeiro (Alemanha e Brasil, por exemplo).
Quando há paixão e criatividade, sempre se inventam as coisas mais incríveis!
 Clic no link:  http://vimeo.com/52711779

4 comentários:

Celle disse...

LUIS, MUITO COMOVENTE ESTE VÍDEO, ESTA REALIDADE ESTÁ MUITO PRÓXIMA DE NÓS. É TRISTE SABER QUE CRIANÇAS IGUAIS AS NOSSAS CRIANÇAS VIVEM E DEPENDEM DO LIXO, MAS, É BONITO SABER QUE EXISTEM PESSOAS PREOCUPADAS, QUE INVESTEM TEMPO E SUAS HABILIDADES EM TENTAR AJUDAR UM POUCO ESTAS COMUNIDADES CARENTES!
FOI BOM TRAZER AO NOSSO CONHECIMENTO TAL FATO, QUE SIRVA DE ESTÍMULO PARA MAIS AJUDAS E FRATERNIDADE.
CELLE

A. João Soares disse...

Amigo Luís e Amiga Celle,

Apesar da minha carência de tempo, não poso deixar de acrescentar um comentário ao da Celle, noutro tom.

Perante o Lixo, os estudiosos da ecologia têm a regra dos 4 erres - RRRR. A proliferação do lixo constitui uma forte ameaça ao ambiente. Para reduzir tal inconveniente há que Reduzir, Reparar (ou recuperar), Reutilizar e Reciclar. Este exemplo da orquestra é um caso muito especial de Recuperação para nova Utilização, com inovação, criatividade e arte.

Infelizmente, hoje há um total desleixo quanto ao desperdício. Usar e deitar fora. E em vez de usar há o abusar. Em tempos idos a dona de casa ia à mercearia comprar arroz massa ou açúcar ou outro alimento seco e trazia cada coisa num saco de pano que depois lavava e reutilizava. O mesmo se passava com os recipientes para líquidos.
Hoje, com exageradas preocupações de higiene, cada produto vem em embalagens de plástico, que depois na Caixa são acondicionadas em outras embalagens de plástico. Leva-se para casa grande quantidade de plástico que depois vai para o lixo, poluir terrenos e águas fluviais, de lagos e de oceanos.

Seria bom que as pessoas Reutilizassem enquanto fosse possível e depois destinassem à Reciclagem.

Estes jovens músicos dão uma bela lição quanto à melhor forma de encarar o lixo. SEJAMOS TODOS MAIS ECOLÓGICOS, mais amantes da Natureza.

Beijos
João

Celle disse...

Obrigada João, nos mostrando o problema por outro ângulo e complementando o postagem do Luis
com sua costumeira perspicácia. Nós tiramos o chapeu para sua agudeza de espirito. Aprendo muito com os amigos!
bjs
celle
celle

A. João Soares disse...

Querida Amiga Celle,

Tenho a convicção de que o saber, mesmo pouco, que obtemos durante a vida deve ser comunicado aos outros para que tenha utilidade, em benefício da humanidade. Se queremos tornar o Mundo melhor com as pessoas mais felizes, devemos colaborar com todos os meios ao nosso alcance e um desses meios é a difusão da informação de que dispomos. O efeito pode ser muito pequeno, mas «Roma e Pavia não se fizeram num dia» e «devagar se vai ao longe».

Beijos
João