02/05/2013

DIREITO AO SONHO




Uma bela definição da utopia e dos direitos humanos.

2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar" - Eduardo Galeano

Titulo de um post meu, 1º de Maio de 2012

A. João Soares disse...

Caro Rogério Pereira,

A genialidade dos bons pensadores consiste em expressarem com clareza coisas que são triviais mas que as pessoas contornam sem lhes dar a importância que merecem.
Para o desenvolvimento para planear e programar a vida e os comportamentos perante as situações é aconselhável querer as melhores soluções, mesmo que difíceis ou até impossível de momento. Isso obriga a evolução a caminhar para o horizonte.
A evolução resulta do desejo de atingir o sonho, a utopia. Isso é muito visível no atletismo, em que os bons atletas querem sempre superar os seus resultados.
Mas também tem aspectos negativos, por exemplo no abuso do tóxico chamado dinheiro em que os avarentos, são capazes de tudo para aumentar a sua fortuna em mais um cêntimo. Empresas que querem mais lucros para enriquecer os donos e os administradores, aumentam os preços e sacrificam os trabalhadores, fomentando crises. Hà quem diga que a actual crise de desemprego interessa às empresas para poderem recrutar pessoal por salários mais baixos - a lei da oferta e da procura.
Nada na vida acontece por acaso e devemos meditar nos pequenos sinais que aparecem a mostrar a degradação da humanidade, apesar de alguns casos positivos de grande mérito, de generosidade e preocupação social.

Abraço
João