18/10/2012

VIVA A MATURIDADE!



Danielle Pingitore assim escreve sobre a maturidade:

A vida é feita de ciclos. E a maturidade é um deles. Com uma boa bagagem de experiência, tempo livre para fazer o que quiser e aproveitar a vida rodeada de amigos e da família. É hora de pisar no freio e levar a vida com mais calma e tranquilidade. Mas é preciso saber a medida certa para não parar no tempo e fazer da maturidade uma fase de boas experiências e, por que não, novos aprendizados. A seguir, especialista dá dicas de como viver plenamente a maturidade.

“A maturidade, segundo Mike Martins, pode ser uma das fases mais produtivas da vida de uma pessoa, sem dúvida. Segundo o especialista, as pessoas maduras que estão cogitando em parar suas atividades não devem pensar dessa maneira. As pessoas que pensam dessa forma são pessoas desprovidas de informação em relação ao corpo humano. Mas isso acontece não por ignorância, mas sim porque essas informações são recentes.

O corpo foi feito para se movimentar e quando vamos envelhecendo devemos substituir as nossas atividades físicas por mentais. O que acontece hoje é que as pessoas focam que elas têm que fazer atividades, mas poucas sabem que o que antecede a ação é o pensamento. E nessa história entra a teoria da causa e efeito. "Se a pessoa estimular a mente, ela terá um efeito. Trabalhando a mente, ela trabalha o pensamento, e assim fica mais fácil executar as atividades físicas." - explica Martins, que ressalta: "Esses exercícios físicos precisam ser selecionados com respaldo médico."

As pessoas que querem se manter ativas devem fazer cursos que estimulem a mente e que sejam baseados nos cinco sentidos.
 "Os cursos devem trabalhar o visual, para estimular a parte visual do cérebro, como aula de pintura e fotografia. Além disso, para estimular a parte auditiva, as pessoas devem fazer aulas de música e dança. Já o olfato e o paladar, elas podem fazer aula de culinária, por exemplo."
Portanto, não são apenas os movimentos corporais que dão saúde, mas, faze-los com a consciência do que se faz!


5 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Sem dúvida que assim é. Mas penso que deve ser dada mais ênfase à utilização do cérebro, à observação de tudo o que se passa à nossa roda, procurando compreender as mudança no ambiente natural e humano, sem críticas fáceis do género «no meu tempo...» ou «eu sou do tempo em que...». Compreender as mudanças e entrar nelas procurando orientá-las naquele que se pensa ser o melhor sentido, etc. Comunicar com os outros, transmitir saber de experiência feito, mas sem forçar, sem impor a sua opinião, estimulando os outros a terem a sua.

Beijos
João

Celle disse...

Caríssimo João, muito boa e justa sua observação, complementando e esclarecendo o texto exposto aqui.
Obrigada!
celle

A. João Soares disse...

Amiga e colega Celle,

Como vê sou um inconformado crónico!!!
Nada é definitivo, nada está completo, tudo faz parte de um ciclo evolutivo e as nossa certezas de hoje podem amanhã ser consideradas um erro crasso. Por isso não podemos impor a nossa opinião e excluir as dos outros, é preferível dialogar e cada um explicar o que pensa e porque pensa assim e não de outra forma. Depois ambos os dialogantes saem mais enriquecidos, ou com as suas certezas iniciais reforçadas ou com elas ajustadas a outras formas de ver o problema.

O mundo é uma roda em movimento. A vida não pára e nada é igual a ontem.

Beijos
João

Celle disse...

caro João, concordo plenamente com tudo que expôs no seu comentário, deixou claro o valor do diálogo, nele também acredito pelo enriquecimento da compreensão de ambas as partes. NO texto publicado não percebí o problema. A sugestão de pensar antes de agir foi o foco da publicação, em qualquer ocasião, inclusive na maturidade, para que não se excedam em exercícios desaconselháveis a saúde dos mesmos. Minha intenção foi mostrar esta necessidade para que os "semprejovens" não venham como eu, a sofrer incômodos evitáveis!
Gostei do "inconformado crônico", continue sendo!
Obrigada pelo comentário
beijos
celle

A. João Soares disse...

Querida Amiga Celle,

Serei um «Inconformado crónico» no bom sentido. Como a vida é uma caminhada, quero enfrentar a próxima curva do caminho com o máximo de realidade, de racionalidade, sem estar a pensar na maneira como passei a curva anterior, porque na vida cada momento é diferente do anterior e é preciso enfrentar cada situação com a simplicidade e a virgindade do inexperiente.
O meu maior desejo neste momento é de vir a ser um inovados permamnnte, encarnando a alma de um jovem iniciado.

Amiga Celle, os meus comentários nunca são uma crítica negativa, mas apenas um aditamento de uma reflexão sugerida pelo post, para enriquecer a mensagem recebida e mostrar que tudo pode ser aproveitado para incentivar pensamentos criativos.
Há dias recebi um elogio que considero exagerado mas que me serve de estímulo: Um amigo achou interessante a forma como respondo a todos os comentários e, principalmente, a forma como encaro aqueles que apresentam críticas muito negativas.
A propósito de críticas, sugiro a visita ao post
Críticas construtivas são úteis.

Beijos
João