16/10/2012

O QUE É O SUCESSO



“Sucesso é a habilidade de passar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.”
Winston Churchill

Afinal, o que é sucesso?
Pensemos como o prof Maris e outros quando afirmam:
"Com certeza, sucesso não é possuir uma abundância de bens materiais, nem uma conta bancária recheada. Se isso fosse verdade, pessoas ricas nunca se sentiriam infelizes e todas teriam um enorme sucesso.
Sucesso é estar bem consigo mesmo e ter o reconhecimento das pessoas que nos importam.
Para estar bem consigo mesma uma pessoa tem que ter valores morais e éticos elevados. Pessoas pouco éticas e imorais não vivem bem consigo mesmas. Por mais que finjam estar bem, vivem a fugir de si mesmas pois bem se conhecem e sabem de seu desvalor. 
É por isso que muitas pessoas das quais se diz ter sucesso caem no vício da bebida ou da droga. Fazem isso para fugir de suas próprias consciências.
Sucesso é também ter o reconhecimento das outras pessoas que nos importam, pois que “homem algum é uma ilha”. O ser humano é um ser social, gregário e precisa sentir-se reconheci-do pelos seus pares. Conheço pessoas que dizem não se importar com o que os outros pensam delas. Isso não é verdade. Não há quem não se importe pela imagem que passa à sociedade e suas consequências.
Sucesso não é só chegar ao topo da escada, mas é ter a coragem de tentar a subida, de empreender, de dar o melhor de si por uma causa que leve as outras pessoas a serem mais felizes e a sociedade a ser melhor. Estudos contemporâneos provam que quanto mais uma pessoa faz as outras felizes, mais feliz se sente e mais sucesso tem.
A verdade, portanto, é que não tem sucesso quem corre atrás dele, mas sim quem dirige a sua vida por princípios e valores elevados. Aí, então, encontrará o sucesso. Devemos tomar cuidado com as aparências de pessoas que julgamos ter sucesso, pois só Deus sabe o que se passa dentro da cabeça daquela pessoa. Sucesso aparente não é sucesso.
Debaixo da “capa de sucesso” de muitas pessoas há um profundo fracasso pessoal inconfessado."

Assim, não se iluda com as aparências de sucesso e aprenda a valorizar as coisas que tem e a agradecer os dons que recebeu.
Pense nisso... 
Sucesso!


Prof.Luis Marins
Nossa homenagem aos mestres no seu dia!


©

3 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Muito obrigado por trazer aqui mais um retrato da sua excelente personalidade.

A frase que transcrevo traduz a essência do texto.

«não tem sucesso quem corre atrás dele, mas sim quem dirige a sua vida por princípios e valores elevados».

Seria bom que cada pessoa definisse bem os valores e princípios que deve seguir na sua vida e nunca se desviasse deles. Não é fácil porque em cada momento surgem tentativas de sucesso fácil que podem desviar os mais fracos de espírito.

Não esqueço uma frase interessante: «O cérebro é uma coisa maravilhosa; cada pessoa devia ter um» E devia também ter um coração com um bom conjunto de sentimentos.

Beijos
João

Celle disse...

Seu comentário disse tudo:
obter sucesso é saber comandar a sua vida, independentemente da vida do outro, ou seja, respeitar a vida do outro e saber discernir onde termina a dele e começa a sua.
É ter educação, sem ao menos ter tido um berço esplêndido ou uma boa faculdade.Não é prosperar, nem conseguir muito dinheiro e bens materiais é preciso desejo e vontade de transformar seus sonhos em realidade com dignidade.
Um abraço
celle

Zélia Chamusca disse...

Extraordinário texto de um extraordinário homem de sucesso,
Winston Churchill.

Pena que, hoje, são tão escassos que não os vejo a não ser, por antagonismo, lembrar-me dos que nos desgovernam...

Estes nunca conheceram valores humanos, porque se os conhecessem não existiria a corrupção que existe neste país por ela destruído.

Grata, Celle, pela importante partilha que nos conforta na esperança de que em breve possamos ver surgiram homens de sucesso!

ZCH