24/07/2012

Queijo e Vinho do Porto


Momento de novidade alimentar: os apreciadores de Queijo da Serra, Vinho do Porto (ou, melhor, Vinho Fino) e Pão-de-Ló, sabem que estes três produtos casam muito bem entre si. Pois, agora, surpreendam-se: José Matias, produtor dos queijos da Casa Matias, de Carragosela (Seia) e Dirk Nieport, produtor dos vinhos do Porto Nieport (do Douro), estão a desenvolver um projecto inovador, que consiste em "produzir queijo da Serra da Estrela com sabor a vinho do Porto".
Para saberem como isso se faz, vejam o vídeo (3:13min de duração), onde os produtores atrás designados explicam esse projecto e o processo de fabrico. Fico com curiosidade em experimentar, pois até conheço a queijaria da Casa Matias e a qualidade dos seus queijos.
Texto de José Moniz

3 comentários:

Celle disse...

Muito interessante.
Acredito que seja gostoso. Queijo combina bem com vinho!
bjs
celle

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Abriste-me o apetite... vou procurar encontrar este precioso queijo e depois dir-te-ei a minha opinião que desde já me parece ser fantástica.
Um abraço amigo e até à próxima visita ao blogue.

A. João Soares disse...

Celle e Luís,

Obrigado por estas opiniões de bons «gourmets». A gastronomia deve ser bem tratada, para nos satisfazer e a quem nos visita. Tem sido muito repetido que o futuro de Portugal depende do turismo mas falta uma estratégia abrangente para o desenvolver de forma integrada e coordenada, com base em iniciativas individuais de criatividade. As inovações saem de cabeças competentes e não da colectividade, cabendo, aproveitá-las para grandes projectos que necessitam de dbons líderes .
Mas estes não são abundantes porque a nível político não há «génios» devido à massificação da formação dos «jotas» dominada pela atracção por «tachos» e enriquecimento.

Abraços
João