30/08/2007

Vamos semear vida com as palavras



Quando se fala de violência normalmente associa-se a violência física, mas não menos destrutiva é a violência das palavras.

Temos tendência a esquecer que as nossas palavras têm o poder de dar vida ou de matar.

Quando se utilizam as palavras de uma forma agressiva, para denegrir, desvalorizar e entristecer o nosso semelhante, estamos a matar psicologicamente com as nossas palavras.

Se a pessoa que recebe palavras de “morte” é uma pessoa que tem sido vítima de experiências dolorosas, estando debilitada e possuidora de feridas na alma, então o poder das palavras de “morte” será ainda mais devastador.

O que será mais difícil? Proferir palavras agradáveis e que semeiam esperança, bálsamo e paz ou aquelas que são secas, rudes e desprezíveis?

Meus amigos creio que custa o mesmo, e se custa o mesmo porque não haveremos de ser mais agradáveis uns com os outros semeando simpatia e elevando a estima dos que nos rodeiam?

Mesmo que o seu semelhante seja diferente e até o choque com a sua maneira de ser e estar, respeite-o.

Se cada um no seu lugar respeitar a posição dos outros, então poderemos ser mais felizes.

Vamos acabar com o desentendimento, amar-nos e ajudar-nos uns aos outros unindo esforços para vivermos felizes.

Clique aqui (vá clicando com o botão esquerdo do rato para passar os slides), para fazer o download de um ficheiro de slides com o título "Armas ou sementes", acompanhado por música.

Por: Alexandra Caracol

2 comentários:

A. João Soares disse...

Cara Alexandra,
Eis aqui a fada boa da sociedade. A arte de calar (ver Do Miradouro) é importante para evitar palavras de morte, agressivas, que nada vêm trazer de melhor ao mundo. Para essas palavras há apenas que ignorá-las, sempre que for possível.
Com os ensinamentos que a Alexandra semeia por meio dos seus livros e blogs, podemos ter a certeza de que o mundo há-de tornar-se melhor, porque o exemplo há-de contaminar os cérebros mais duros e todos ficaremos melhores. Cada um de nós é uma parte do mundo.
Obrigado por trazer aqui este lindo texto.
Abraços

Anónimo disse...

Olá,

Sem dúvida que certas palavras são tão duras que matam e muitas vezes são ditas em situações de desespero com o objectivo de agredir psicologicamente a pessoa visada que, porque o seu critério de vida (e tudo o que dele resulta)diverge substancialmente do do agressor.

É óbvio que, quando se trata de divergência de opiniões nunca se devem utilizar palavras agressivas (aliás em circunstância alguma, mesmo em situações extremas).

As pessoas devem respeitar-se e procurar ajustamentos.

O mecanismo dos ajustamentos é muito comum nas sociedades de hoje. Perante a ausência de valores as pessoas procuram ajustar-se umas às outras, sacrificando às vezes o essencial (porque é difícil e complicado viver com ele)mas preferindo viver com o acessório e o útil para poderem sobreviver.

É assim a vida de hoje.

Há quem diga que cada vez é mais difícil pronunciar a palavra «AMOR» porque é difícil viver com ele...! E então prefere-se a amizade ou o companheirismo porque mais fáceis de gerir e de lidar com eles!

Quanto ao «EU-VC = NADA» concordo inteiramente, pois nada pior nesta vida do que a solidão. Esta não tem necessariamente de representar a ausência de relacionamentos, pois muitas vezes estamos completamente sós no meio de um multidão que connosco se relaciona!

Parabéns pelos temas escolhidos.

António Bernardo